InternetData CenterAssinante

Inscrições para o processo seletivo do Prouni iniciam nesta terça-feira

Estudantes que tenham realizado o Enem podem concorrer a bolsas de estudo da Unesc
Inscrições para o processo seletivo do Prouni iniciam nesta terça-feira
Foto: Divulgação/Unesc
Por Redação Engeplus Em 27/01/2020 às 21:12

O Prouni (Programa Universidade para Todos), do Governo Federal, abre, nesta terça-feira, dia 28, as inscrições para os candidatos a bolsas de estudo em instituições de ensino superior. O programa, que usa a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em seu processo seletivo, abre as portas da universidade para pessoas que concluíram o Ensino Médio na rede pública ou na rede particular (com bolsa integral) e que possuam renda familiar por pessoa, de até um salário mínimo e meio ou até três salários mínimos, concorrendo a bolsas de 50% ou total, de 100%.

O candidato que tenha interesse em ingressar em uma das graduações oferecidas pela Unesc deve fazer sua inscrição até sexta-feira, dia 31, nosite do Programa. O Prouni já beneficiou, desde sua criação até o segundo semestre de 2018, mais de 2,47 milhões de estudantes, sendo 69% com bolsas integrais.

As regras para participação, conforme a assistente social da Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) da Unesc, Lutiele da Silva Ghelere, definem ainda que somente poderão se inscrever no Prouni os candidatos que desejarem ingressar na primeira graduação.

Ainda de acordo com Lutiele, são muitas as opções oferecidas e que podem transformar a realidade do novo aluno. “A Unesc oferta o Prouni nos mais variados cursos, com a certificação de uma universidade reconhecida pela sua excelência. Ao concorrer a uma vaga é extremamente importante que o candidato fique atento a todas as chamadas do programa, inclusive na Lista de Espera”, acrescenta.

A lista dos candidatos pré-selecionados, estará disponível na página do Prouni no dia 4 de fevereiro, em primeira chamada, e no dia 18 de fevereiro, com a segunda chamada.

Opções diferenciadas

Os candidatos que buscam uma bolsa de estudos, mas não se enquadram nos requisitos do Prouni, podem ser beneficiados conforme o seu desempenho no Enem. Para isso, a Unesc oferece descontos em cursos nas modalidades presencial e a distância que têm como um dos critérios, a nota no exame.

Dessa maneira, os estudantes que realizaram o Enem em 2019 e estiverem ingressando em seu primeiro curso poderão receber 15% de desconto quando atingido até 699 pontos na prova ou 20% caso tenham tirado 700 pontos ou mais na nota final do Enem. Estes descontos são válidos para cursos presenciais e o benefício se estenderá durante toda a graduação.

Pela nota do Enem, os calouros da Unesc dos cursos EAD (Ensino a Distância) poderão receber 15% de desconto no primeiro semestre da graduação – caso tenham atingido o mínimo de 450 pontos e estarem ingressando na primeira graduação. Mais informações sobre os descontos podem ser obtidas com o Setor Comercial da Unesc, pelo e-mail comercial@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-4500.

Leia mais sobre: