InternetData CenterAssinante

Inscrições abertas para evento virtual sobre estiagem e segurança hídrica

Palestrantes explanarão sobre as dificuldades referentes à estiagem em diferentes setores
Inscrições abertas para evento virtual sobre estiagem e segurança hídrica
Foto: Willians Biehl
Por Redação Engeplus Em 13/07/2020 às 13:45

Medidas de segurança hídrica para minimizar os efeitos da estiagem a curto, médio e longo prazo nos territórios das bacias dos rios Urussanga, Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba serão discutidas durante o 4º Diálogo Entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense. O evento acontecerá em plataforma virtual nesta quarta-feira, dia 15, das 14 horas às 17 horas, e terá caráter participativo envolvendo os segmentos do poder público, dos usuários de água e da população dos 29 municípios inseridos nas três bacias hidrográficas do extremo sul catarinense.

Neste ano, com o tema “A Estiagem no Sul Catarinense e a Busca pela Segurança Hídrica”, a videoconferência contará com palestrantes que irão explanar sobre as dificuldades referentes à estiagem em diferentes setores para o atendimento das demandas necessárias e as técnicas de boas práticas com relação à redução de consumo e usos eficientes da água no processo produtivo.

Os debates serão conduzidos por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura (SEA), da Pesca e do Desenvolvimento Rural, da Agência Reguladora de Água e da Federação das Indústrias de Santa Catarina, que são os setores econômicos mais afetados pela estiagem. Ao fim do evento será discutido um acordo ou pactuação com esses setores sobre as medidas de segurança hídrica a fim de minimizar as ações da estiagem no Sul de Santa Catarina para, posteriormente, encaminhamentos juntos as instituições e instâncias colegiadas.

O 4º Diálogo Entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense será promovido pelos Comitês das Bacias dos rios Urussanga, Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba, juntamente com o Colegiado de Meio Ambiente da Amrec. O evento virtual conta com o apoio da Associação de Proteção da Bacia do rio Araranguá (Aguar), Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

Incrições e acessos

As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser efetuadas no link: https://bit.ly/3de1yAe. O acesso à videoconferência será realizado pela Plataforma Zoom, no link: https://bit.ly/2CiWuxv  - ID da reunião: 815 7596 3557 - Senha: MPS893. Dúvidas entrar em contato pelo telefone (48) 999247726 ou email: dialogoentrebacias@gmail.com