InternetData CenterAssinante

Idosa de 69 anos morre vítima de Covid-19 em Tubarão

Fato consta no último boletim atualizado pela Fundação Municipal de Saúde
Idosa de 69 anos morre vítima de Covid-19 em Tubarão
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Portal Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 30/04/2020 às 12:06

Uma idosa de 69 anos de idade morreu nessa quarta-feira, dia 29, vítima da Covid-19 em Tubarão. Ela estava há 21 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição, mas não resistiu e faleceu na tarde de ontem.

Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), esta é a terceira morte entre moradores do município que tiveram caso confirmado de contaminação por coronavírus. “Recebemos uma notícia triste, o falecimento de mais um paciente no município de Tubarão que estava internado na UTI. Estamos consternados e externamos nossos sentimento para a família e amigos dessa paciente”, disse o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol.

Também no último boletim, a FMS divulgou a atualização do quadro de coronavírus na cidade. São 1.355 casos notificados à Vigilância Epidemiológica, com 55 pacientes classificados como casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames junto ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen). 

Entre casos confirmados, Tubarão possui até o momento 77 registros, dos quais 41 pelo Lacen e 36 por meio de testes rápidos realizados nas redes privada e pública. O Lacen também negativou 181 exames, enquanto outros 189 foram negativados por testes rápidos. O número de pacientes que apresentaram remissão dos sintomas chega a 54. 

“Existem 205 pacientes em sistema de monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (Coems), órgão municipal que você pode ligar caso tenha dúvidas sobre o novo coronavírus ou apresente sintomas”, diz a nota da Prefeitura.

O Coems funciona todos os dias, das 7 às 22 horas, por meio dos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619. Nesta sexta-feira, em função do feriado de 1º de maio, o serviço funcionará das 7 às 17 horas, retornando ao horário normal no sábado, dia 2. 

Sobre os internados

Ainda conforme o relatório apresentado, existem 12 pacientes sob internação hospitalar. São cinco em enfermaria, dois deles positivos - um de Capivari de Baixo e o outro de Braço do Norte. Os outros três encontram-se no aguardo dos resultados dos exames, sendo um de Laguna, um de Gravatal e um de Sangão. 

Além do mais, sete pacientes estão em tratamento na UTI, quatro deles confirmados para Covid-19. Neste caso, os pacientes são de Pescaria Brava, Gravatal, Jaguaruna e Imbituba. Os outros três, um de Tubarão e dois de Imbituba, aguardam o resultado dos exames junto ao Lacen.