InternetData CenterAssinante

Içara monitora 91 pacientes e possui 16 casos suspeitos de coronavírus

A Capital do Mel possui um caso confirmado de Covid-19
Içara monitora 91 pacientes e possui 16 casos suspeitos de coronavírus
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 30/03/2020 às 18:17

O município de Içara continua com um caso confirmado de Covid-19, mas conta com 16 pacientes suspeitos, que aguardam os resultados do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen). Além disso, 91 pessoas estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde. 

A secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, relatou em entrevista exclusiva ao Portal Engeplus, que nove casos de coronavírus foram descartados pelo Lacen e 14 pessoas receberam alta de monitoramento. “Se fossemos testar todo mundo, teríamos um número muito maior de positivos na cidade. Testamos apenas quem tem sintomas graves, ou seja, seguimos o protocolo da Secretaria de Saúde do Estado”, relata. 

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, comenta que está incomodado com a demora dos resultados do Lacen. “Sabemos que existem muitos mais casos, mas não é algo alarmante. Porém, precisamos que seja algo mais rápido por parte do Laboratório Central”, pontua. 

Ainda segundo a secretária, três pacientes estão internados no Hospital São Donato, sendo três mulheres de 30, 50 e 80 anos. “Todas as pacientes estão em um quadro estável. Ainda temos três homens de Criciúma internados na unidade hospitalar do município que são de 18, 56 e 73 anos e também estão estáveis”, afirma. O Hospital São Donato ainda está com um homem de Braço do Norte há quase 10 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e está com ventilação mecânica. 

O Centro de Triagem do município, que está localizado em anexo ao Hospital São Donato, atendeu desde a última segunda-feira, dia 23, cerca de 170 pacientes. Desses, 11 pessoas tiveram exames coletados no local e os testes foram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), mas nenhum resultado chegou até o momento.