InternetData CenterAssinante

Içara: Hospital São Donato com 100% dos leitos de UTI ocupados

Nenhum dos pacientes está em tratamento para Covid-19
Içara: Hospital São Donato com 100% dos leitos de UTI ocupados
Foto: Divulgação
Por Lucas Renan Domingos Em 13/07/2020 às 11:44

O Hospital São Donato (HSD) de Içara começou a semana com 100% dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Nesta segunda-feira, dia 13, o diretor-administrativo do HSD, Júlio César De Luca, confirmou que todos os dez leitos de UTI da unidade estão sendo utilizados, mas nenhum dos pacientes internados está com a Covid-19.

Mesmo assim, a situação reflete no tratamento de pessoas que forem diagnosticadas com o novo coronavírus. É que dos dez leitos do HSD, dois estavam sendo separados para os cuidados com pacientes positivados para Covid-19 e que precisavam de UTI.

“Desde a semana passada a gente não estava aceitando pacientes com coronavírus na nossa UTI. Estávamos com falta de bloqueadores musculares, remédios que são utilizados no tratamento de pessoas com Covid-19 em UTI. Já compramos 3 mil ampolas e elas chegaram no meio da semana passada, mas agora todos os leitos estão ocupados com outras comorbidades. Para colocar alguém com Covid-19 na nossa UTI é preciso que os atuais pacientes tenham alta”, afirmou De Luca.

A preocupação foi levada ao conhecimento da Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), que chegou a sinalizar o envio de novos respiradores para o Hospital São Donato. A diretoria do HSD recusou. “Os respiradores vêm sem monitores. Ainda tem o custeio. Quem vai pagar? Para nós é totalmente inviável”, salientou o diretor-administrativo.

Aumento de internações nas clínicas

De Luca lembra ainda que a administração do HSD tem notado acréscimo no número de internações no hospital por conta da Covid-19. Nos leitos clínicos, a quantidade de pessoas ficando em isolamento chamou a atenção.

“Nós temos 30 leitos na clínica para casos do novo coronavírus, dez estão ocupados. Mas este número está crescendo. Há três semanas atrás, o número de pacientes internados em clínicas com suspeita ou caso confirmado era de três, quatro. Não passava muito disso. Agora estamos com dez, na semana passada chegou a 14”, destacou.