InternetData CenterAssinante

Hospital São José realiza mais dois transplantes renais

Uma mulher e um homem efetuaram o procedimento no último fim de semana
Hospital São José realiza mais dois transplantes renais
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 04/08/2020 às 11:25

O Hospital São José (HSJosé) já realizou 12 transplantes renais desde que o procedimento começou a ser realizado na unidade hospitalar. Somente no último fim de semana, dois pacientes, uma mulher de 40 anos e um homem de 56 anos, ficaram livres da máquina de hemodiálise depois de receberem novos rins. 

O primeiro paciente morador de Criciúma, iniciou diálise em abril de 2019. Em janeiro deste ano entrou para fila do transplante. Já o segundo paciente, também morador de Criciúma, realizava acompanhamento de doença renal crônica desde 2014, quando precisou iniciar o processo de diálise em maio de 2020;  em julho conseguiu então fazer o transplante de rim.

Os procedimentos foram coordenados pela médica nefrologista Thatyana Wendhausen, com apoio dos médicos urologistas André Rodrigues e João Paulo Carneiro, do anestesiologista Celso Grimm e dos médicos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Fabian Pires (urologista) e Valter Duro Garcia (nefrologista) que auxiliaram em todo processo, bem como a médica responsável técnica pelo serviço Cassiana Mazon Fraga.

“Tivemos excelentes resultados com os dois transplantes realizados este final de semana, acredito que os pacientes terão alta até o fim desta semana. Os exames já estão muito bons. Os pacientes seguirão em acompanhamento ambulatorial com exames para avaliação da função renal”, ressaltou Tathyana.

Para realização destes procedimentos, a equipe de  transplante da entidade, tem tomado todas as precauções necessárias com todos os pacientes que realizam o procedimento. "Temos recebido apoio da Secretária de Saúde e do HSJosé para, além de manter estes pacientes isolados, realizar o teste de PCR três horas antes do procedimento para testagem da Covid-19. Isso nos traz mais segurança no processo,bem como na certeza de plena recuperação do paciente", pontuou Cassiana. Dos 12 transplantes renais realizados pelo hospital, 11 foram feitos de janeiro até julho deste ano.

Colaboração: Katia Farias/Assessora de Comunicação do HSJosé