InternetData CenterAssinante

Hospital de Laguna deve abrir dez leitos de UTI nos próximos dias

Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos recebeu hoje a visita do governador
Hospital de Laguna deve abrir dez leitos de UTI nos próximos dias
Foto: Secom
Por Rafaela Custódio Em 31/07/2020 às 13:40

O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, deverá abrir dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) entre 15 e 20 dias. A instituição recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 31, a visita do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, que fez a entrega de cinco monitores multiparâmetros, que eram os últimos equipamentos necessários para a implantação dos leitos.

"Tínhamos planos de abrir esta unidade daqui a dois anos, mas veio a pandemia e nos mobilizamos para adequar o espaço em tempo recorde. Hoje estamos aqui graças aos esforços de uma equipe dedicada que trabalha diariamente para alcançar os resultados", frisou a presidente do hospital, médica Tatiana Mansur Blosfeld.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, explica que, depois de ativados os leitos, o próximo passo é a habilitação junto ao Ministério da Saúde, o que permitirá o recebimento de recursos federais para o custeio. Inicialmente, os leitos permanecerão ativos por seis meses, mas a manutenção das unidades após esse período já está sendo avaliada.

"Vamos encontrar uma solução para manter aberta por muito mais tempo. Ela [UTI] não será fechada após esse período, vamos trabalhar para que permaneça servindo toda a região de Laguna. Até o fim de agosto, teremos dobrado o número de leitos de UTI em Santa Catarina em relação ao que havia antes da pandemia", assegurou o secretário. 

O governador destacou a importância da união de esforços com prefeitos e fez deferência a todos que trabalham na área da saúde. "São pessoas que têm uma vocação. Ninguém realiza nada sozinho. Todos formam um conjunto para que tenhamos essa unidade trabalhando adequadamente", enalteceu. 

Colaboração: Comunicação do Estado  

Leia mais sobre: