InternetData CenterAssinante

Grupo CCR assume primeira concessão em Santa Catarina

Contrato foi assinado na manhã desta segunda-feira, dia 6, em Jaguaruna
Grupo CCR assume primeira concessão em Santa Catarina
Foto: Divulgação/CCR
Por Redação Engeplus Em 06/07/2020 às 12:55

A Concessionária Catarinense de Rodovias S.A (CCR) assumiu nesta segunda-feira, dia 6, a concessão de 220,4 quilômetros da BR-101, em Santa Catarina. O projeto demandará, ao longo dos próximos 30 anos, investimentos da ordem de R﹩ 7 bilhões em conservação, operação e monitoramento da via, gerando, cerca de 3,7 mil empregos diretos e indiretos no estado. A solenidade de assinatura do contrato, aconteceu em Jaguaruna, e teve a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, da vice-governadora de Estado, Daniela Cristina Reinehr, e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marcelo Vinaud.

Esta é a primeira concessão que o Grupo CCR conquista no Estado, expandindo a sua presença na região Sul. A rodovia é a principal conexão com o Rio Grande do Sul, e integra-se com o trecho já operado pela CCR ViaSul. Além de ampliar a infraestrutura viária na região, a concessão também apresenta inovações, como a implementação de painéis solares e a instalação de nova iluminação ao longo do trecho concedido. Também serão construídas 18 passarelas, 42 novos retornos, melhoria e ampliação de 31 acessos e 25 novos pontos de ônibus. A CCR ViaCosteira ainda contará com um sistema de câmeras que se estendem por todo o trecho, permitindo que não haja nenhum ponto cego ao longo dos 220,4 quilômetros. Com seis bases operacionais, a concessionária também contará com equipes de resgate em UTIs Móveis, além de outros equipamentos de atendimento, como guinchos.

O trecho concedido tem 220,42 km de extensão e passa pelos municípios catarinenses de Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Sangão, Içara, Criciúma, Maracajá, Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul e São João do Sul. 

Leilão

O leilão da BR-101, sob a responsabilidade da ANTT, aconteceu em 21 de fevereiro de 2020, na sede da B3, em São Paulo. O Grupo CCR venceu o leilão ao oferecer deságio de 62% sobre o preço teto fixado pela agência reguladora. A tarifa básica de pedágio começará a ser cobrada nas quatro praças de pedágio após serem realizados os investimentos iniciais.

A conquista da concessão da CCR ViaCosteira dá sequência a um novo ciclo de desenvolvimento para a empresa, que completou 20 anos em 2019. "Além de estarmos próximos dos 4 mil quilômetros sob concessão, um feito no país, o Grupo CCR celebra a concessão deste trecho, que tem boa sinergia com outro projeto da companhia, que é a CCR ViaSul. A CCR pretende continuar crescendo, ampliando e diversificando o seu portfólio neste novo ciclo de investimentos, assim como reitera o seu compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura do Brasil, e sua convicção na parceria entre a iniciativa privada e o Poder Público como a forma mais eficiente de promover a modernização da infraestrutura do país", afirma o presidente da CCR LAM Vias, Eduardo Camargo.

Mapa da Concessão