InternetData CenterAssinante

Greve dos mineiros: paralisação continua e três empresas estão paradas nesta quinta-feira

Ato iniciou na última segunda-feira e mais de 500 funcionários paralisaram as atividades
Greve dos mineiros: paralisação continua e três empresas estão paradas nesta quinta-feira
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 27/02/2020 às 12:11

A greve dos mineiros na região Sul de Santa Catarina continua. O ato iniciou na última segunda-feira com a paralisação da Carbonífera Metropolitana, localizada em Treviso. Nesta quinta-feira, dia 27, cerca de 515 funcionários paralisaram as atividades em três empresas de Içara, Siderópolis e Treviso. 

Segundo o presidente da Federação dos Mineiros do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fetiec), Genoir dos Santos, as paralisações continuarão acontecendo até um acordo com o sindicato patronal. “Hoje, estão paradas as empresas Gabriela Mineração de Siderópolis e as unidades da Rio Deserto em Içara e Treviso. São mais de 500 funcionários que aderiram a manifestação. A adesão é de 100% nas empresas”, explica. 

De acordo com o presidente, os trabalhadores estão buscando a unificação dos pisos salariais, plano de saúde, estabilidade pré-aposentadoria, lanche adequado e reajuste 7% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). “Vamos parar gradativamente. Não serão todas as empresas ao mesmo tempo, porém se nenhum acordo for fechado, com certeza terá greve geral”, afirma o presidente da Fetiec. 

Novas tratativas

O Diretor Executivo do Sindicato das Indústrias de Extração de Carvão Mineral do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Coronel Márcio Cabral, os empresários estão concedendo o maior reajuste salarial do estado de Santa Catarina. "Nossa proposta está pautada na legalidade, na razoabilidade e calçada na realidade econômica do país, em função da crise que o mesmo atravessa, que não deixou de fora qualquer setor econômico em nosso país. A proposta dos sindicatos dos trabalhadores é injusta e está fora da realidade econômica e social de nosso país", relata. 

“Quanto as cláusulas sociais, estamos respeitando todas elas, inclusive aquelas que a CLT prega um valor e nós oferecemos acima destes valores.
O trabalhador mineiro tem a melhor Convenção Coletiva de Trabalho do estado de Santa Catarina. Quanto ao reajuste propusemos o pagamento do valor integral do INPC, que serve de base para o reajuste dos salários no Brasil, e ainda estamos dando um ganho real de 16% sobre o INPC, que está acima de qualquer reajuste em Santa Catarina. Estamos sempre abertos a negociação, com propostas que se  embasam na legalidade, razoabilidade e adequação à realidade econômica de nosso país”, finaliza Cabral.

 

Leia mais sobre: