InternetData CenterAssinante

Governo de Santa Catarina pode anunciar liberação do funcionamento do comércio até o fim de semana

Modelo seguro para a retomada das atividades está sendo elaborada pelo Estado
Governo de Santa Catarina pode anunciar liberação do funcionamento do comércio até o fim de semana
Foto: Mauricio Vieira/Secom
Por Lucas Renan Domingos Em 08/04/2020 às 19:21

O comércio pode ser mais uma atividade econômica a ter os serviços flexibilizados em meio a pandemia do coronavírus em Santa Catarina. O governador Carlos Moisés informou na tarde desta quarta-feira, dia 8, que um estudo para a liberação do setor está sendo elaborado, de forma que os atendimentos retornem obedecendo regras sanitárias.

“Estamos estudando de que forma podemos fazer uma flexibilização do isolamento social, do jeito que já estamos fazendo, delimitando o que, quando e como as pessoas voltam a ter suas atividades. O comércio estamos analisando um formato seguro do retorno das atividades” disse Moisés.

A abertura das lojas vai depender do comportamento dos números de casos de coronavírus no Estado nos próximos dias. “Todos os nossos números precisam continuar sob controle como estão e se os catarinenses fazendo a lição de casa. O governo fazendo a parte dele e ao mesmo tempo o cidadão é corresponsável pelo controle dessa situação contra o coronavírus. Vamos, até o fim de semana, liberar novas informações para regular as atividades para que elas tenham uma retomada segura”, analisou o governador.

Moisés disse ainda que o assunto está sendo discutido com representantes do setor. “O comércio quer retomara as suas atividades e aceita as imposições feitas pelo Estado de uma prática segura de distanciamento das pessoas, de utilização de proteção individual. É neste caminho que estamos construindo o caminho para que a gente comece a retomar as nossas atividades”, acrescentou.

Números no Estado

Em Santa Catarina são 501 pessoas diagnosticadas com a Covid-19. O Estado também registra 17 mortes em decorrência da doença. Outra novidade anunciada por Moisés será a construção de um hospital de campanha, que contará com 100 leitos de UTI e será montado na cidade de Itajaí. O investimento é de R$ 76 milhões aproximadamente.

“Por meio da Defesa Civil lançamos hoje um chamamento para a construção desse hospital. Serão leitos de alta complexidade. Vai aliviar essa tensão que há na rede pública e privada por leitos de UTI e teremos uma retaguarda de respostas, na medida que a demanda vai aumentando”, detalhou o governador.

A empresa vencedora do processo de chamamento terá 30 dias para concluir a montagem do hospital de campanha. “Inclui toda a equipe de Saúde que vai trabalhar no sistema. Os equipamentos adquiridos para este hospital de campanha farão parte da propriedade do estado posteriormente, quando for desmontado”, completou Moisés.

Confira o número de casos confirmados por município:

Águas Mornas - 1
Anita Garibaldi - 1
Antônio Carlos - 9
Araranguá - 4
Balneário Arroio do Silva - 1
Balneário Camboriú - 24
Balneário Gaivota - 1
Biguaçu - 2
Blumenau - 55
Botuverá - 1
Braço do Norte - 17
Brusque - 10
Camboriú - 12
Canelinha - 1
Chapecó - 6
Criciúma - 30
Florianópolis - 123
Forquilhinha - 1
Gaspar - 5
Governador Celso Ramos - 3
Gravatal - 5
Guabiruba - 1
Içara - 1
Imbituba - 6
Indaial - 2
Irati - 1
Itajaí - 26
Itapema - 3
Itapiranga - 1
Jaguaruna - 2
Jaraguá do Sul - 6
Joaçaba - 1
Joinville - 30
Lages - 5
Laguna - 3
Mafra - 1
Morro da Fumaça - 1
Navegantes - 4
Palhoça - 4
Papanduva - 2
Paulo Lopes - 2
Pedras Grandes - 2
Pescaria Brava - 1
Pomerode - 1
Porto Belo - 4
Rancho Queimado - 2
Sangão - 1
Santa Rosa de Lima - 1
São Bento do Sul - 1
São Domingos - 1
São Francisco do Sul - 2
São José - 20
São Lourenço do Oeste - 1
São Ludgero - 3
São Pedro de Alcântara - 1
Siderópolis - 4
Sombrio - 3
Santo Amaro da Imperatriz - 1
Tangará - 1
Tijucas - 2
Timbé do Sul - 1
Timbó - 1
Tubarão - 19
Urussanga - 2
Videira - 1
Outros estados - 7
Outros países - 4