InternetData CenterAssinante

Governo de Santa Catarina autoriza funcionamento parcial das atividades econômicas

Estado tem 149 casos confirmados de pacientes com coronavírus
Governo de Santa Catarina autoriza funcionamento parcial das atividades econômicas
Foto: Reprodução
Por Lucas Renan Domingos Em 26/03/2020 às 19:06

Um aumento de 20% nas últimas 24 horas. Foi esse o crescimento de pacientes confirmados com coronavírus em Santa Catarina. Os dados foram atualizados na tarde desta quinta-feira, dia 26. Agora, são 149 pacientes com a Covid-19 no Estado. O número de suspeitos segue em 325. Na manhã de hoje foi registrada a primeira morte de um catarinense causada pela doença. Na mesma coletiva o governador Carlos Moisés apresentou um plano estratégico de retomada das atividades econômicas no Estado a partir da próxima segunda-feira, dia 30.

O modelo apresentado pelo Governo de Santa Catarina permite o funcionamento de bancos, lotéricas e cooperativas de créditos para atendimentos que precisam ser feitos presencialmente. Já a partir da quarta-feira, dia 1º, serviços antes vistos como não essenciais academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral, também poderão atuar parcialmente. A proposta autoriza ainda todas as atividades autônomas.

“O plano não libera a aglomeração em parques, praças, igrejas, festas. Isso ainda fica proibido. As reformas que estamos propondo em nosso regramento tratam da atividade econômica. Estamos trazendo uma esperança para os empreendedores que estão em casa”, afirmou Moisés.

Aqueles serviços que poderão funcionar e possuem atendimento às pessoas precisarão obedecer algumas regras. Entre elas está a redução de 50% da entrada de clientes e respeito as boas práticas e a distância mínima de 1,5 metro entre cada pessoa. Veja abaixo o plano de retomada das atividades econômicas anunciadas pelo governador:

Permanecem suspensas as seguintes atividades, pelo prazo de 7 dias, a contar de quarta-feira, (01/04/2020):

A circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros;

A circulação e o ingresso no território catarinense de veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, público ou privado, bem como veículos de fretamento para o transporte de pessoas;

Ficam autorizadas parcialmente as seguintes atividades, por prazo indeterminado: A partir de segunda-feira (30/03/2020):

Agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, exclusivamente para atendimento de pessoas que necessitem de serviços bancários presenciais.

A partir de quarta-feira (01/04/2020):

a) As atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral;

b) Atividades do setor hoteleiro;

c) Atividades de Construção Civil;

d) Os escritórios de prestação de serviços em geral;

e) Os centros de distribuição e depósitos;

 “Estamos fazendo um plano para que as pessoas voltem às suas atividades com segurança”, salientou o governador. O plano estratégico completo montado pelo Governo de Santa Catarina pode ser acessado clicando aqui


Casos confirmados da Covid-19 em Santa Catarina/Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina