InternetData CenterAssinante

Fiscalização: IMA sobrevoou 19 pontos na região carbonífera

Ação visou verificar diversas áreas de recuperação ambiental
Fiscalização: IMA sobrevoou 19 pontos na região carbonífera
Foto: Divulgação
Por Redação Em 23/11/2020 às 19:32

Na manhã desta segunda-feira, dia 23, em uma parceria entre o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e Batalhão Aéreo da Polícia Militar, técnicos do IMA realizaram um sobrevoou de inspeção em áreas de recuperação ambiental da região carbonífera. Ao todo foram 19 pontos de fiscalização ao longo da Região Carbonífera. 

A fiscalização visou a verificação do estágio em que se encontram diversas áreas de recuperação ambiental referentes ao cumprimento da Ação Civil Pública (ACP) do carvão. Também foram vistoriadas áreas que ainda não iniciaram a recuperação ambiental. Além disso, foram sobrevoados pátios operacionais de mineração de carvão com depósitos de rejeitos grossos e bacias de decantação de finos, sendo essas últimas consideradas barragens de mineração segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM). Áreas que passaram por Estudo de Impacto Ambiental  (EIA) e encontram-se em fase de licenciamento ambiental foram também vistoriadas. 

"Maior integração entre os órgãos do Estado, proporcionam uma qualidade superior aos serviços prestados à população, especificamente o uso das aeronaves dão um ganho em tempo e eficiência na fiscalização", destacou o gerente regional do IMA Criciúma, André Luiz