InternetData CenterAssinante

Famsid distribuirá sabão ecológico para moradores de Siderópolis

Ação será realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente
Famsid distribuirá sabão ecológico para moradores de Siderópolis
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 31/05/2020 às 17:11

A Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), por meio do projeto ‘EcoÓleo’, distribuirá cerca de 300 barras de sabão ecológico. A entrega aos moradores do município será realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, na Praça da Igreja Matriz, no Centro.

O sabão foi produzido pela Famsid, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Foram utilizados 30 litros de óleo de cozinha na produção de 300 barras de sabão ecológico, com cada unidade pesando aproximadamente 50 gramas.

Segundo a presidente da Famsid, Franciele Candido de Oliveira, o projeto ‘EcoÓleo’ tem como objetivo arrecadar o óleo de cozinha usado e evitar que o resíduo seja descartado indevidamente em ralos de pias ou em locais inadequados. “O destino incorreto do óleo pode contaminar rios, córregos e o solo. Além de entupir tubulações, dificultar o tratamento da água e provocar um sério dano ao meio ambiente. Neste momento de pandemia, o sabão também é um importante aliado para a higienização”, ressaltou.

Nos últimos três meses, foram coletados 1.100 litros de óleo usado. O resíduo arrecadado foi vendido a uma empresa, que envia para uma usina de biodiesel, e o valor é destinado para a Campanha de Arrecadação de Material Escolar da Famsid, para os alunos de Siderópolis. Parte do recurso também é destinado para o Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais de Siderópolis (Iddasi), para a compra de ração. O Iddasi é parceiro da Famsid na coleta de óleo usado.

Confira abaixo os pontos de arrecadação de óleo usado:

Famsid;

Ávila Restaurante e Eventos;

Padaria Casa do Pão;

Casa Verde;

Restaurante Gran Belluno;

Padaria Confraria do Pão;

Jijo Restaurante;

MM Rosso;

Paróquia Nossa Senhora Aparecida;

Restaurante Romagna;

Padaria Via Del Pane;

Padaria da Vó Laura;

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Colaboração: Marcelo De Bona/Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Siderópolis