InternetData CenterAssinante

É fake que o Centro de Triagem ao lado do HSJ foi desmontado por falta de pacientes

Barracas foram desmontadas em função de uma ventania, mas atendimentos seguem no local
É fake que o Centro de Triagem ao lado do HSJ foi desmontado por falta de pacientes
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 08/04/2020 às 12:53

A Prefeitura de Criciúma se manifestou sobre uma publicação que circula na internet onde é mencionado o fechamento, por falta de pacientes, do Centro de Triagem (CT) montado ao lado do Hospital São José (HSJ). Esta informação é falsa e o local segue recebendo pessoas com sintomas de contaminação por coronavírus.

No final de semana, o 28° Grupo de Artilharia e Campanha (28° GAC) fez a retirada de duas barracas que haviam sido montadas no local. A ação, coordenada pela Defesa Civil, aconteceu como prevenção em virtude de uma ventania registrada no município. 

“A Secretaria de Saúde de Criciúma informa que o Centro de Triagem Coronavírus 24h, localizado ao lado do Hospital São José, continua atendendo com a mesma estrutura física e profissional montada desde que foi aberto à população. As barracas do Exército (28º GAC) foram retiradas em virtude dos fortes ventos da última semana, e uma ambulância foi colocada no local para encaminhamento de pacientes, que continuam chegando e sendo atendidos na unidade”, explica a Secretaria de Saúde. 

Além do CT montado no antigo 24h do Centro, também segue em pleno funcionamento o CT articulado no bairro Boa Vista, além do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “A Secretaria de Saúde enfatiza que muitas vidas foram salvas nesses locais com encaminhamentos rápidos e decisivos. Informa ainda que o espaço é um ponto de referência para pacientes com sintomas da Covid-19 e, assim como o Centro de Triagem da Boa Vista, as 48 Unidades Básicas de Saúde e o Hospital que está sendo montado no Rio Maina”, diz a nota.

Confira o comunicado na íntegra:

A Secretaria de Saúde de Criciúma informa que o Centro de Triagem Coronavírus 24h, localizado ao lado do Hospital São José, continua atendendo com a mesma estrutura física e profissional montada desde que foi aberto à população. As barracas do Exército (28º GAC) foram retiradas em virtude dos fortes ventos da última semana, e uma ambulância foi colocada no local para encaminhamento de pacientes, que continuam chegando e sendo atendidos na unidade. 

A Secretaria de Saúde enfatiza que muitas vidas foram salvas nesses locais com encaminhamentos rápidos e decisivos. Informa ainda que o espaço é um ponto de referência para pacientes com sintomas da Covid-19 e, assim como o Centro de Triagem da Boa Vista, as 48 Unidades Básicas de Saúde e o Hospital que está sendo montado no Rio Maina, vai manter-se à disposição dos moradores que precisarem, pois atender a população da melhor maneira possível continua sendo a missão dos profissionais de saúde de Criciúma, independentemente de chegarem dezenas ou apenas um morador. 

Por fim salienta que Criciúma fez e está fazendo tudo que está ao seu alcance para minimizar ao máximo os efeitos negativos dessa pandemia, tanto na área da saúde quanto nas áreas econômica e social, mas reitera que os cuidados com vidas devem preceder qualquer ação.

Leia mais sobre: