InternetData CenterAssinante

Faculdade Senac traz curso de gastronomia presencial para Criciúma

Aulas iniciam no dia 17 de fevereiro; curso será concluído em dois anos
Faculdade Senac traz curso de gastronomia presencial para Criciúma
Foto: Arquivo Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 05/02/2020 às 12:11

A Faculdade Senac de Criciúma inicia 2020 com novidades. Neste ano, a instituição está oferecendo o curso de Gastronomia e foram ofertadas 30 vagas, porém 26 já foram preenchidas. O curso é de dois anos com aulas presenciais todos os dias. As aulas iniciam no dia 17 de fevereiro e as matrículas poderão ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 12. 

A responsável pelo curso de Gastronomia e Turismo da Faculdade Senac, Juliana Camila Côco, comenta que a região Sul de Santa Catarina possui uma grande área turística e a gastronomia tem crescido nas cidades carboníferas. “No curso iremos oferecer estudos de mercado, produção de alimentos, gestão, parte técnica. São diversos conhecimentos que serão adquiridos para preparar os alunos para o mercado de trabalho. Vamos trabalhar com projetos gastronômicos, cozinha social, dietas específicas. Não vamos olhar apenas para os restaurantes”, garante. 

Juliana ressalta que a gastronomia necessita de profissionais que se dediquem a função. Isto porque, segundo ela, não é apenas entregar um prato bonito. “Temos que harmonizar sabores, cores, estética. É necessário possuir um cardápio autoral, saber inovar e esses detalhes serão aprendidos no curso da Faculdade Senac”, afirma. 

“O empreendedorismo também será abordado no curso. Nós precisamos criar no aluno um olhar empreendedor para que ele consiga desenvolver suas próprias ideias e crescer no mercado de trabalho”, pontua Juliana. 

O diretor da Faculdade Senac Criciúma, Alexandre Meneguetti, lembra que todos os ingredientes que serão manuseados no curso serão comprados pela instituição. “É um questionamento realizado por muitos alunos. Todas as receitas que serão produzidas ao longo do curso serão com ingredientes comprados pela Faculdade Senac. Os alunos deverão comprar suas facas e uniformes, por exemplo”, explica. 

Meneguetti ainda reforça que o curso dará a formação de Tecnólogo em Gastronomia, porém o aluno receberá a Certificação de Qualificação Profissional de Assistente de A&B ao longo do curso e também Certificação de Qualificação Profissional de Supervisor de A&B. “A intenção é que o aluno possa atuar na área ainda enquanto estiver estudando. Vamos prepará-lo para que ele consiga desenvolver suas habilidades no mercado de trabalho”, declara. 

O curso de Gastronomia será 100% presencial. Para receber os alunos, um andar inteiro do prédio do Senac Criciúma será dedicado à graduação. O espaço contará com cozinha industrial e até sala para aula show. Outro investimento que vem sendo feito pelo Senac Criciúma é um auditório próprio. Moderno e espaçoso, planejado para receber até 500 pessoas, o local servirá para a realização de eventos do próprio Senac ou externos, por meio de parceiros da unidade de ensino.

A Faculdade Senac de Criciúma está localizada na rua Henrique Lage, no bairro Centro. Entre em contato também pelo site ou telefone para contato (48) 3437-9801.