InternetData CenterAssinante

Este sábado é Dia D da vacinação contra pólio e de multivacinação

Veja como fazer as vacinas em algumas cidades da Amrec
Este sábado é Dia D da vacinação contra pólio e de multivacinação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Lucas Renan Domingos Em 17/10/2020 às 10:19

Estão acontecendo em todo o Brasil, desde o dia 5 de outubro, as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação e este sábado, dia 17, foi determinado pelo Ministério da Saúde como o Dia D das campanhas. É quando as unidades de saúde dos municípios abrem para atender a população. 

O público-alvo da campanha contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos. Também acontece a Campanha Nacional de Multivacinação que abrange crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina. Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), algumas cidades divulgaram a programação de como será o Dia D. Para a aplicação da vacina, o responsável da criança ou do adolescente deverá levar devem apresentar o cartão do SUS, identidade e carteira de vacinação. Também será obrigatório respeitar regras sanitárias, como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Confira a programação em algmas cidades da Amrec:

Criciúma

Em Criciúma, a meta é vacinar até aproximadamente 10 mil crianças durante a campanha. Neste sábado, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacinação estarão abertas das 8 horas às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. As UBSs dos bairros Mina do Toco, São Marcos, Colonial e São Roque não possuem sala de vacinação e os moradores deverão procurar uma unidade mais próxima.

Içara

Em Içara, o horário de atendimento também será das 8 horas às 17 horas e acontecerão nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município. Todas as Unidades de Saúde estão adotando os protocolos sanitários, tornando a vacinação mais segura. Em Içara, a meta é vacionar 95% do público-alvo. 

Cocal do Sul

Na cidade de Cocal do Sul, a prefeitura não definiu uma meta. Os objetivos principais são oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças. No município, o horário de atendimento será um pouco diferente, ocorrendo também nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) das 8 horas às 16 horas. 

Forquilhinha

Em Forquilhinha, todas as unidades estarão abertas das 8 horas às 17 horas, exceto a do bairro Santa Cruz que está em reforma, para receber os interessados em atualizar a situação vacinal. 

Urussanga

No município de Urussanga a meta na campanha de vacionação da poliomielite também é vacinar 95% do público-alvo. O atendimento nas unidades de saúde do município será das 8 horas às 17 horas, sem fechar ao meio dia. Apenas na UBS do bairro Estação, onde funciona o Centro de Triagem da Covid-19, não haverá aplicação das doses de proteção.