InternetData CenterAssinante

Escola Filho do Mineiro realiza gincana online e visa a conscientização ambiental

Instituição de ensino possui 528 alunos; ação acontece até o dia 10 de outubro
Escola Filho do Mineiro realiza gincana online e visa a conscientização ambiental
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 11/09/2020 às 09:35

A direção da escola Filho do Mineiro do bairro Metropol, em Criciúma, está realizando uma gincana online. A ação iniciou no dia 19 de agosto e segue até o dia 8 de outubro. O objetivo é a conscientização ambiental, pois os estudantes precisam arrecadar produtos recicláveis como papel e latinhas. 

De acordo com a auxiliar de direção da escola, Bruna Santana Bif, no mês de agosto é comemorado o Dia do Estudante e a instituição lançou um concurso de desenho que foi um sucesso entre os alunos. “Percebemos que os alunos se animaram e isso movimentou a escola. Então surgiu a ideia de preparamos algo para comemorarmos o Dia das Crianças que é celebrado em outubro”, explica.

 “O lucro com a venda dos recicláveis será utilizado em um evento, dia 12 de outubro. Será um drive-thru, onde os vencedores da gincana receberão sua premiação e todos os alunos da escola também ganharão um mimo, que é nossa forma de agradecer a participação de todos e matar a saudade”, afirma Bruna. 

A gincana acontece de forma online, por meio dos grupos de WhatsApp de cada turma. “Alinhamos também ao classroom, que é a plataforma utilizada para as aulas online. Aliar as provas, ao classroom, trouxe uma consequência muito boa, pois conseguimos resgatar alunos que estavam desinteressados pelas aulas”, conta.  

Bruna explica que a intenção da escola é tornar o período de distanciamento social um pouco mais leve para os estudantes. “Sabemos que a escola é um espaço não só de aprendizagem, mas de interação e convívio. É  também um espaço para brincadeiras e descontração e a criança sente falta disso. Por meio das atividades elas se divertem, socializam, se envolvem mais com a escola e com os professores e acabam envolvendo toda a família”, garante.

Como funciona a gincana?

A equipes foram organizadas por turma, cada turma é representada por uma cor. Fundamental 1 separado do fundamental 2 por questões de faixa etária. “Ao longo desse período lançamos as provas nos grupos de WhatsApp e temos a parceria de todos os professores que se envolvem e entraram na brincadeira”, relata. 

“Nas provas tentamos fazer uma releitura das tradicionais de gincanas, como confecção de mascote, caracterização nas cores da equipes, provas esportivas além das esperadas provas relâmpago que movimentam as turmas e as famílias”, declara Bruna. O resultado da gincana será divulgado no dia 10 de outubro. “Quem quiser contribuir com a arrecadação de recicláveis estamos recebendo na escola papéis, latinhas e lacres, até dia 8 de outubro, das 13 às 16 horas. Mais informações pelo telefone (48) 3442-9825”, finaliza.

Leia mais sobre: