InternetData CenterAssinante

Equipe aborda violência doméstica como tema do Passeio Ciclístico da Integração em Balneário Rincão

Participantes conquistaram o primeiro lugar na categoria decoração
Equipe aborda violência doméstica como tema do Passeio Ciclístico da Integração em Balneário Rincão
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 27/01/2020 às 09:04

A 14ª edição do Passeio Ciclístico da Integração em Balneário Rincão reuniu cerca de quatro mil pessoas no último sábado na cidade, mas uma equipe formada por três mulheres sendo Scheila Stols, Edna Souza e Aline Marques conquistou o 1º lugar na categoria decoração com o tema ‘violência doméstica’. 

Scheila conta que a ideia surgiu ainda em 2019 após o passeio ciclístico. “Participamos sempre e no ano passado já tínhamos o tema para este ano. Acreditamos que por estar crescendo tanto esse passeio ciclístico, mais pessoas iam receber a  nossa mensagem, que é tão importante para a conscientização. Quanto mais pessoas tocarmos menos vítima teremos”, declara.

Edna ressalta que a reação da população chamou atenção da equipe. “Foi melhor do que esperávamos. Muitas mulheres aplaudiram nossa atitude, teve uma senhora que veio parabenizar porque ela foi vítima vários anos do marido. Oficiais apertavam nossas mãos agradecendo pela intenção da mensagem que estávamos passando”, comenta.   

A equipe estampou camisetas e levaram balões para chamar atenção dos participantes. “Nossas camisetas eram de cor branca querendo retratar a paz, com letras vermelha e preta para representar o sangue e o medo de quem sofre violência doméstica. Cada balão tinha uma frase chamando atenção das mulheres”, afirma Aline. 

Scheila observa que é o tema é necessário ser discutido todos os dias e até mesmo em eventos públicos. “Precisamos abrir os olhos das mulheres que possuem medo e mostrar que elas não estão sozinhas. Que mais pessoas se sensibilizem e não permitam que algo pior aconteça. Se você vê uma mulher apanhado esqueça a frase "de não meter a colher" e se meta, sim. Nós mulheres temos que nos apoiar”, finaliza. 

Além do tema violência doméstica, foram abordados assuntos como doação de sangue. O evento teve 15 quilômetros de trajeto com o objetivo principal de promover a solidariedade. A organização é da Cruz Vermelha, Equipe Multi-institucional e Prefeitura de Balneário Rincão.