InternetData CenterAssinante

Entenda as regras para uso de provadores, serviço flexibilizado na Amrec

CDL promove orientações aos lojistas alertando para o uso seguro do serviço
Entenda as regras para uso de provadores, serviço flexibilizado na Amrec
Foto: Rafaela Custódio/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 22/10/2020 às 12:22

O uso de provadores em lojas da Região Carbonífera está liberado. Todavia, o serviço deve atender uma série de protocolos de segurança contidos na portaria n° 708, da Secretaria de Estado da Saúde, para prevenir a disseminação do novo coronavírus. Entre as medidas estão a limpeza e desinfecção com álcool gel nos ambientes, mesmo que sejam protegidos por cortinas, bem como o uso de máscara durante a prova de roupas.

Desde a divulgação da alteração da região na Matriz de Risco Potencial, que passou da cor laranja (grave) para a cor amarela (alto), ocasionando a liberação do uso de provadores, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma iniciou um processo de conscientização entre os lojistas.   

“Esse é um avanço muito importante para os lojistas, mas toda a população precisa manter as práticas de prevenção, combate ao coronavírus e principalmente as novas medidas no uso dos provadores”, afirma a presidente da CDL na cidade, Andréa Salvalággio.

Conforme a portaria, publicada em 18 de setembro, também cabe aos lojistas a colocação de cartazes nos provadores orientando acerca da obrigatoriedade do uso da máscara durante toda a prova de roupas. Também controlar o acesso aos provadores a fim de evitar aglomerações e assegurar o distanciamento mínimo entre as pessoas, de 1,5m, e respeitar o tempo necessário à limpeza e desinfecção.

Cabe lembrar que a flexibilização vale para regiões enquadradas na cor amarela e azul (risco potencial moderado). Caso a posição da região se agrave na matriz do estado, o serviço será novamente restringido. 

Leia mais

Governo divulga nova matriz e região carbonífera deixa a classificação de risco grave 

Com nova matriz de risco, transporte coletivo passa rodar com 80% da capacidade de lotação máxima

Confira abaixo mais regras para uso de provadores:

a) Colocar cartazes nos provadores orientando acerca da obrigatoriedade do uso da máscara durante toda a prova de roupas;

b) Controlar o acesso aos provadores a fim de evitar aglomerações e assegurar o distanciamento mínimo entre as pessoas, de 1,5m (um metro de cinquenta centímetros), e respeitar o tempo necessário à limpeza e desinfecção;

c) Disponibilizar álcool 70% ou preparações antissépticas/sanitizantes de efeito similar para a higienização das mãos dos clientes ao ingresso e na saída dos provadores;

d) Realizar a limpeza e a desinfecção dos provadores com álcool 70% ou outro desinfetante indicado para este fim após cada uso e, caso dotado de cortina, realizar a limpeza e desinfecção da mesma para novo uso;

e) Realizar a limpeza das roupas após a prova ou a devolução pelo cliente, com a utilização de passadeira a vapor, ou assegurar o período mínimo de aeração de 48 a 72 horas.

Leia mais sobre: