InternetData CenterAssinante

Em live, prefeito de Lauro Müller confirma o primeiro caso de Covid-19 no município

Paciente é caminhoneiro, não está em grupos de risco, e recebe tratamento domiciliar
Em live, prefeito de Lauro Müller confirma o primeiro caso de Covid-19 no município
Foto: Rodrigo Luciano/Divulgação/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 20/05/2020 às 10:39

Lauro Müller anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 20, o primeiro caso de contaminação por coronavírus. Trata-se de um caminhoneiro que realizou a coleta na segunda-feira, dia 18, e teve a confirmação do quadro junto ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) nessa terça, dia 19.

Segundo informações divulgadas pela equipe de saúde do município, ele está em tratamento domiciliar e não integra grupos de risco. “Estamos aqui para anunciar o primeiro caso de coronavírus no município. É um senhor que trabalha como motorista de caminhão. Esperávamos que esse momento ia chegar, e chegou. Agora é pedir o apoio de toda a população para tomarmos os cuidados para que o vírus não se alastre”, disse o prefeito Valdir Fontanella em live no Facebook.

Assim como tem sido o protocolo adotado em diversos municípios, o paciente recebe acompanhamento por telefone. Na live, foi informado que os familiares que residem com ele também não estão em grupos de risco. “Pedimos que tenham cuidado, se cuidem, fiquem em casa e só saem se for necessário. Apenas Lauro Müller e Treviso não tinham casos confirmados”, reflete a responsável pela vigilância epidemiológica, Liliane Antunes.

De acordo com ela, Lauro Müller estava com seis casos em análise no Lacen. Três tiveram resultado encaminhado ontem, sendo um positivo e dois descartados. Até o momento, o Centro de Triagem atendeu 187 pessoas e realizou 22 coletas das quais 18 foram descartadas, uma confirmada e três aguardam resultado.