InternetData CenterAssinante

Diocese de Criciúma cria 37ª paróquia, dedicada à Nossa Senhora Saúde.

Local foi instituído no bairro Ouro Negro, em Forquilhinha
Diocese de Criciúma cria 37ª paróquia, dedicada à Nossa Senhora Saúde.
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 03/08/2020 às 15:54

Na noite desse domingo, dia 2, o bispo diocesano Dom Jacinto Inácio Flach instituiu, na Igreja São José, bairro Ouro Negro, Forquilhinha, a 37ª paróquia da Diocese de Criciúma, dedicada à Nossa Senhora da Saúde. A missa de instalação da nova paróquia aconteceu às 18 horas, na presença dos fiéis e representantes das comunidades, obedecendo às restrições sanitárias impostas pela pandemia do coronavírus. A cerimônia foi transmitida pelas redes sociais da Diocese de Criciúma.

Na oportunidade foi realizada a leitura do Decreto de Criação da nova paróquia, a Provisão de Pároco do padre Samuel Colombo Pirola que já atua junto às comunidades como responsável pela área pastoral e a Provisão de Vigário Paroquial  do padre Juliano Pacheco Bitencourt que também já atua na área pastoral desde o mês de fevereiro deste ano.

O território da nova paróquia foi desmembrado da Paróquia Sagrado Coração de Jesu,s reunindo 12 comunidades: São Brás - Mãe Luzia; Nossa Senhora da Imaculada Conceição – São Defende; São Cristóvão – Santa Cruz; Nossa Senhora Aparecida – Santa Cruz; Nossa Senhora de Fátima – Vila Franca; São José – Ouro Negro, (matriz paroquial); São Pedro – Nova York; São Roque – São Roque; Santa Bárbara – Cidade Alta; Santa Liberata – Santa Líbera; Nossa  Senhora Aparecida – Capão Bonito; São Brás - Verdinho.

“A necessidade pastoral dos novos tempos pede uma proximidade do pastor junto às ovelhas, através do atendimento às pessoas, doentes idosos e necessitados, uma comunidade paroquial com menos comunidades favorece esta proximidade” ressaltou o bispo. Além da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em 2020 já foram criadas outras duas: Nossa Senhora Aparecida, no bairro Demboski, em Içara, e Nossa Senhora Auxiliadora, em Balneário Gaivota

Padre Samuel agradeceu ao bispo, ao vigário paroquial e às lideranças das 12 comunidades e a todos os serviços de pastoral e movimentos que abraçaram o projeto de instalação da nova paróquia. “Esta é a nossa casa. Onde está a mãe, todos os filhos são bem vindos, o coração de mãe acolhe a todos. Vamos nos empenhar ao máximo para esta comunidade paroquial. Que possamos ser de fato membros vivos de uma Igreja em saída” finalizou o pároco.

Segundo o Plano Diocesano de Pastoral, a paróquia é uma rede de comunidades alicerçada na Trindade como modelo de comunhão e participação, a exemplo das primeiras comunidades cristãs. “Nesta missão, desejamos que o pároco e todos os membros das comunidades cresçam sempre mais em comunhão e unidade e se tornem autênticos discípulos missionários de Jesus Cristo e seu reino.” finalizou Flach.