InternetData CenterAssinante

Dia dos Pais com fiscalização reforçada no combate ao coronavírus em Criciúma

Vigilância Sanitária já soma mais de 190 notificações e pelo menos oito interdições
Dia dos Pais com fiscalização reforçada no combate ao coronavírus em Criciúma
Foto: Fabrício Júnior/Decom
Por Redação Engeplus Em 06/08/2020 às 15:28

O Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo, dia 9, terá fiscalização reforçada da Vigilância Sanitária e Equipe Multi-Institucional para cumprimento das regras dispostas no Decreto 815/2020 do município de Criciúma, sobre o combate ao coronavírus. A comemoração, que costuma reunir famílias inteiras, esse ano deve ser diferenciada por causa da pandemia, como explica o coordenador da Vigilância Sanitária de Criciúma, Samuel Bucco.

“O número de contaminações continua avançando e as reuniões familiares e encontros ou festas particulares também são responsáveis pela disseminação da doença. É necessário ter consciência, principalmente evitando aglomerações e o não uso de máscara”, enfatizou Bucco, acrescentando que “aquele que não fizer sua parte será fiscalizado, notificado e multado, conforme a transgressão às regras”.

Conforme os números atualizados da Vigilância Sanitária, desde a publicação do decreto, no dia 26 de junho, já foram registradas 772 fiscalizações, com 193 notificações, 571 orientações e oito interdições, com o fechamento dos estabelecimentos. “A maioria das vezes nós fiscalizamos e orientamos para que sejam cumpridas as regras e praticamente todos se adequam, atendendo à solicitação. Mas, quando não há boa vontade ou reincidência, fechamos o local”, afirmou o coordenador.

Ainda segundo ele, o não cumprimento das regras deve ser denunciado pela população. “O que deve ser feito para evitar a contaminação está contido no decreto, mas o cumprimento depende de conscientização”, concluiu.

Regras e multas

As principais regras passam pela obrigatoriedade do uso de máscara, proibição de aglomerações de pessoas, respeito ao distanciamento e proibição de festas e eventos particulares. As multas variam entre R$ 1,9 mil e R$ 5,8 mil, além de processo criminal por descumprimento das medidas de combate à Covid-19.

Colaboração: Simone Costa/Departamento de Comunicação da Prefeitura de Criciúma