InternetData CenterAssinante

Deslocamento de ciclone subtropical pode causar transtornos na costa catarinense

Recomendação é que pequenas embarcações evitem navegação nesta quinta-feira
Deslocamento de ciclone subtropical pode causar transtornos na costa catarinense
Foto: Thiago Hockmüller
Por Thiago Hockmüller Em 22/01/2020 às 11:36

O deslocamento de um ciclone subtropical em alto-mar, com aproximação da costa catarinense, deve causar transtornos a partir do final da madrugada desta quinta-feira, dia 23. Segundo a Defesa Civil, ainda não há um dado preciso sobre a velocidade das rajadas de vento que serão provocadas pelo fenômeno. Em alto-mar pode o vento pode chegar aos 100 quilômetros por hora (km/h). 

O boletim da Defesa Civil, divulgado nesta quarta-feira, dia 22, alerta para o risco de enxurradas, deslizamentos e alagamentos nas áreas do leste catarinense, sobretudo para a Grande Florianópolis, Litoral Sul e áreas de fronteiras com o Planalto Norte.  

“Logo, já a partir do fim da madrugada e ao longo da tarde do período (quinta-feira), o transporte de umidade se intensifica na costa catarinense. Desta maneira, a previsão é de acumulados significativos de precipitação”, alerta a Defesa Civil. 

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, pequenas embarcações devem evitar alto-mar. “Pedimos que não aconteça a navegação de pequenas embarcações, pois o mar fica agitado. Acontece uma variação de pressão atmosférica por causa disso (ciclone subtropical), influenciando com chuva e vento que é resultado da movimentação de ar que ele provoca. Haverá uma quebra da normalidade, vamos sentir a mudança do vento no litoral”, explica. 

Nesta quarta-feira, dia 23, a temperatura tem a mínima de 21ºC e máxima de 28°C. Já na quinta-feira, a mínima é de 20°C e máxima de 25ºC.

Leia mais sobre: