InternetData CenterAssinante

Defesa Civil estuda áreas de inundações na região do Rio Maina

Ação visa a viabilização de projetos, desassoreamento de rio e capacitação
Defesa Civil estuda áreas de inundações na região do Rio Maina
Foto: Divulgação/ Decom
Por Redação Engeplus Em 11/03/2020 às 12:27

Um parecer geo-hidrológico de áreas de inundações foi realizado pela Defesa Civil de Criciúma. O estudo mapeou locais de risco na região do Rio Maina, abrangendo toda a bacia do Rio Urussanga, mais conhecido como "Rio Sangão". 

A ação visa a viabilização de projetos, desassoreamento de rio, capacitação com a comunidade e emissão de sistema de alerta. O projeto iniciou em maio de 2019 e finalizou em 2020, sendo entregue a Defesa Civil do estado.

Índices pluviométricos apontaram regiões com alta capacidade de chuvas em pontos de inundações, indicando a necessidade de melhorias. O relatório foi acompanhado pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil e pelos agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Além disso, também ouviu moradores da região e contou com um levantamento aéreo junto com o Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil.

"Esse estudo é muito importante, pois é através dele que conseguimos identificar as necessidades de investimentos no município e capacitar as famílias das regiões que realmente necessitam de uma intervenção do poder público", disse o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba.

Colaboração: Maria Henrique Leandro/Decom

Leia mais sobre: