InternetData CenterAssinante

De geração a geração, famílias constroem a história da Fumacense Alimentos

Há 50 anos, muitas pessoas passaram pela empresa e fizeram parte da história
De geração a geração, famílias constroem a história da Fumacense Alimentos
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 11/11/2020 às 08:55

A preocupação com os colaboradores sempre foi um ponto forte da Fumacense Alimentos. Ao longo das cinco décadas de existência, muitas pessoas passaram pela empresa e fizeram parte da história, tanto que não é difícil encontrar membros da mesma família que contribuíram para a construção dos últimos 50 anos.

É o caso operador de empilhadeira da Fumacense Alimentos, agora aposentado, Evandro Ignácio. “Meu pai trabalhou aqui por mais de 20 anos, quando ainda era em outro ponto da cidade e se chamava Cerealista de Arroz Fumacense. Meu irmão também já esteve na empresa, lá no engenho, e meu primo ainda trabalha aqui. Inclusive, consegui o emprego na Fumacense por conta da indicação desse meu primo”, relembra.

Hoje, o profissional se aposenta e recebe homenagens pela trajetória. “Já trabalhei em algumas empresas e nunca foi assim. Fiquei realmente emocionado com as homenagens. A Fumacense foi um dos lugares mais legais que já trabalhei, aprendi muito”, conta.

E o aprendizado vai além das questões profissionais, são desafios diários que permitem também o crescimento pessoal. “Aprendi muita coisa que eu achava que nunca ia aprender”, afirma Ignácio. Para tanto, a Fumacense investe em capacitações para aprimoramento dos profissionais, como no caso de Evandro, que participou do curso de operador de empilhadeira.

Três gerações participam da mesma história

Outro exemplo de famílias que participaram ativamente da construção da Fumacense é o do caminhoneiro Antônio Pedro de Medeiros, que decidiu se aposentar após 34 anos de dedicação. Assim como Evandro, a família de Toninho, como é chamado, também esteve presente na história da empresa. Pai, irmão, primos e filho foram colaboradores, alguns deles por quase três décadas também.

Toninho começou a jornada na Fumacense ainda na adolescência e não só viu a empresa evoluir, como também cresceu junto com ela. “Comecei como braçal, carregando os caminhões e passei a trabalhar como caminhoneiro em 1986. A Fumacense foi como uma mãe para mim, me criou aqui dentro. Só tenho a agradecer”, comenta o aposentado.

Com tanto tempo trabalhando no mesmo lugar, não é difícil criar laços de amizade com outros colaboradores. O relacionamento amigável também aconteceu com os fundadores, José Henrique Mezzari, já falecido, e Silvino Dagostin, e se manteve até o fim da jornada de Toninho na Fumacense, com os gestores Jefferson Santos Ribeiro e Ricardo Regado. “É uma das melhores lembranças que tenho aqui. Os patrões sempre foram muito próximos dos empregados”, completa.

Reconhecimento materializado

Os dois profissionais recém aposentados receberam uma placa de reconhecimento antes de realmente se afastarem da empresa. Para a gestão, trata-se de uma forma de homenagear quem colaborou para o crescimento do negócio.

“Assim como os outros colaboradores, são os funcionários que formam a família Fumacense e ajudam no nosso desenvolvimento como empresa. Nós, da Fumacense, acreditamos plenamente que a força da marca, que nos trouxe até aqui, vem dos nossos colaboradores”, salienta Ribeiro.

Leia mais sobre: