InternetData CenterAssinante

Criciúma: Saúde recebe pacientes para mutirão de cirurgias oftalmológicas

Pacientes com pterígio estão sendo encaminhados para o procedimento
Criciúma: Saúde recebe pacientes para mutirão de cirurgias oftalmológicas
Foto: Stefanie Machado/Decom
Por Redação Engeplus Em 13/02/2020 às 13:26

Pacientes que precisam de cirurgias de pterígio devem confirmar seus nomes, durante e sexta-feira, dia 14, e a segunda-feira, dia 17, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. O atendimento será das 14 horas às 17 horas. Um mutirão de cirurgias da Prefeitura de Criciúma, por meio das Secretarias de Saúde municipal e estadual, será realizado na quarta-feira, dia 19, e tem como objetivo diminuição das filas de espera para o procedimento. Hoje, aproximadamente 250 pessoas aguardam na fila para realizar a cirurgia.

Os pacientes vão receber autorizações para as cirurgias e transporte, já que o procedimento é realizado no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande. “O hospital é referência nesse tipo de cirurgia e já fizeram vários mutirões nas cidades da região. Tem profissionais qualificados e o procedimento é muito simples”, explicou a técnica responsável pelo mutirão, Jaqueline Zanandrea.

Conhecido popularmente como ‘carne crescida’, o pterígio é uma formação carnosa da conjuntiva, isto é, a pele que recobre a parte branca do olho começa a avançar sobre a córnea. O desenvolvimento do pterígio tem relação com a exposição ao sol visto que os raios solares causam mutação nas células dos olhos. Outros fatores que também facilitam o surgimento da carne crescida são o clima seco, vento e poeira. Ardência e irritação ocular, olhos vermelhos e sensibilidade à luz são os sintomas mais comuns do pterígio.

Colaboração: Stefanie Machado/Departamento de Comunicação da Prefeitura de Criciúma