InternetData CenterAssinante

Criciúma recebe 4,5 mil doses contra a Influenza; campanha recomeça amanhã

Distribuição das vacinas para as UBSs acontece ao longo desta quarta-feira
Criciúma recebe 4,5 mil doses contra a Influenza; campanha recomeça amanhã
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus/Arquivo
Por Thiago Hockmüller Em 25/03/2020 às 09:33

Criciúma recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 25, mais 4,5 mil doses contra a influenza. Com isso, a retomada da Campanha Nacional acontece amanhã, mas diferente de como ocorreu no início da semana quando teve a realização de um drive thru no pátio da prefeitura.

Das 4,5 mil vacinas disponibilizadas, uma remessa mil será distribuída aos profissionais da saúde. O restante será direcionado à idosos, primeiramente aos acamados e depois por ordem de idade seguindo do mais velho ao mais novo. 

Mas fique atento a nova estratégia: as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) entrarão em contato para agendar a aplicação à domicílio para idosos acamados. “Depois faremos o levantamento vacinando os mais velhos primeiro. Aí fica a critério da unidade se vão na casa ou ele se desloca”, explica a técnica de enfermagem do setor de Imunização da Prefeitura de Criciúma, Kelly Barp Zanette.
 

Quero pedir calma e cautela para a população. A campanha está sendo diferente. Cada estratégia que vamos adotando é conforme o número de vacinas que vamos recebendo. Recebemos uma quantidade menor agora, mas a campanha começou esta semana e vai até o dia 22 de maio. As pessoas fiquem tranquilas, quem tem direito a vacina vai receber

Kelly Barp Zanette, do setor de Imunização da Prefeitura de Criciúma
______________________________________

 

Profissionais da saúde 

Neste lote encaminhado pelo Ministério da Saúde e redistribuído aos municípios pelo Governo do Estado, Criciúma encaminhará vacinas a serem aplicadas para profissionais dos hospitais da cidade. 

No Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) a previsão era que a demanda terminasse ontem. No São José (HSJ) as vacinações iniciaram na segunda-feira e seguem a partir de amanhã. E a Secretaria de Saúde já está em contato com a Unimed para distribuir para a unidade e também para o São João Batista.

“Vamos entrar em contato para ofertar a vacina, que já está reservada conosco. Por mais que seja rede privada, os funcionários têm direito de receber da rede pública”, explica Kelly.

Também existe perspectiva para encaminhar ainda neste lote algumas doses para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Próspera. Cabe lembrar que os profissionais que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já foram contemplados na primeira remessa.

As etapas

A vacinação nesta primeira fase está destinada aos principais grupos de riscos, como idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde. 

A segunda fase da campanha inicia no dia 16 de abril e prevê vacinação para professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônica não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira fase acontece a partir do dia 9 de maio e engloba crianças de 6 meses a menores até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, presidiários e funcionários do sistema prisional, além de adultos de 55 a 59 anos de idade.