InternetData CenterAssinante

Coronel Evandro Fraga assumirá o comando da 6ª Região de Polícia Militar

Ele assumirá o posto de Cosme Manique Barreto, que assinou a reserva remunerada
Coronel Evandro Fraga assumirá o comando da 6ª Região de Polícia Militar
Foto: Amanda Ludwig/Arquivo Portal Engeplus
Por Lucas Renan Domingos Em 05/04/2020 às 10:12

O coronel Evandro Fraga está de volta ao Sul de Santa Catarina. Ele foi nomeado para ser o comandante da 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM) – que compreende os municípios entre Lauro Müller e Passo de Torres. Fraga assumirá a vaga deixada pelo coronel Cosme Manique Barreto, que passou para a reserva remunerada.

O conhecimento da região de Criciúma foi o fator determinante para o retorno de Fraga ao Sul catarinense. De 2015 a 2018 ele esteve à frente do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), de Criciúma. Depois saiu para ser chefe da Seção de Operações da polícia Militar de Santa Catarina (Secop), em Florianópolis. Em setembro de 2019 foi nomeado comandante da 3ª Região de Polícia Militar (3ª RPM), em Balneário Camboriú, onde permanecia até regressar para Criciúma.

“Temos uma preferência por colocar no comando aqueles que conhecem a região. E o coronel tem experiência no Sul, conhecimento da comunidade e da dinâmica da segurança pública da área”, explicou o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Araújo Gomes.

Avaliação do trabalho de Barreto

Gomes aproveitou para elogiar o trabalho feito pelo coronel Barreto. Para Gomes, os projetos que o ex-comandante empreendeu foram fundamentais para que a região ter desempenho e qualidade em segurança.

“Ele teve uma longa história no Sul e sempre desenvolveu um grande trabalho. No policiamento comunitário podemos citar a visão da presença constante de viaturas nos bairros. Na renovação da frota de Criciúma, primou pela implementação de veículos para serviços de prevenção. Também teve um grande relacionamento institucional, interagindo com os poderes executivos e legislativos das cidades da 6ª Região que acarretaram em benefícios de equipamentos e estrutura policial. E, por fim, o investimento nas equipes táticas, bem treinados e equipados, promovendo uma pronta resposta policial”, avaliou o comandante geral.


Coronel Araújo Gomes (direita) em visita nesse sábado, dia 4, a Cosme Manique Barreto (centro), acompanhados do comandante do 9º BPM, tenente-coronel Cristian Dimitri (esquerda)