InternetData CenterAssinante

Construção da ponte sobre o Rio Araranguá deve iniciar em maio

Convênio será assinado em março, mesmo mês previsto para o lançamento do edital
Construção da ponte sobre o Rio Araranguá deve iniciar em maio
Foto: João Carlos Silva/Prefeitura de Araranguá
Por Thiago Hockmüller Em 13/02/2020 às 11:02

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) concluiu a revisão do projeto para construção da ponte sobre o Rio Araranguá que ligará Morro dos Conventos e Balneário Ilhas. Agora, a expectativa é que Prefeitura e Estado assinem o convênio no início de março e logo depois seja lançado o edital para definir a empresa que realizará a obra. Se tudo ocorrer como planejado pelos órgãos públicos, a construção deve iniciar no mês de maio. 

O prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco, esteve em Florianópolis na última sexta-feira, dia 7, e tratou pessoalmente com o novo secretário de Infraestrutura, Thiago Vieira. O projeto recebeu apenas uma ressalva, mas nada que atrase o andamento da tramitação.  

"Olhamos o projeto e segundo eles está tudo ok, apenas com uma ressalva sobre a espessura do pavimento, que já está sendo resolvida, algo normal do projeto. O Governo do Estado quer conveniar no início de março. Tão logo tenha o convênio, já estamos construindo o edital e no dia seguinte lançamos a licitação”, planeja Mazzuco.  

Acessos serão asfaltados

A obra custará cerca de R$ 15,8 milhões. Deste valor, algo em torno de R$ 5,4 milhões será destinado para pavimentação, drenagem, terraplanagem e finalização das estradas de acesso à ponte. São cerca de cinco quilômetros entre a rua Higinio do Canto (lado de Morro dos Conventos) até a rótula no acesso do distrito de Hercílio Luz.   

“Não há mais entrave para assinatura (do convênio). Apenas questões burocráticas, como confeccionar o convênio e o edital. Depois de lançar o edital de licitação, é coisa de 60 dias para iniciar a obra. Se tudo der certo, até o dia 15 de março assinamos o convênio e em 15 de maio já podemos ter a empresa realizando os preparativos para a obra, isso é o que esperamos”, afirma o prefeito de Araranguá. 

A verba para o asfaltamento dos acessos é fruto de uma revisão realizada pela SIE, que solicitou a alteração do local onde a ponte será construída. No projeto antigo, entregue em novembro do ano passado, estava prevista a construção fora do eixo da estrada, o que custaria mais caro e também necessitaria da abertura de novos acessos.    

A estimativa de entrega da ponte é de 15 meses a contar do início das obras. A estrutura alcançará cerca de 6,5 metros de altura e 10,80m de largura com espaço para passagem de pedestres e veículos.  

Leia mais

Uma ponte no lugar da balsa para dar início ao projeto Interpraias

Amesc ‘esquecida’ e a Interpraias no radar para reativar o desenvolvimento do Extremo Sul

Amesc vê mais perto a construção de uma ponte para dar início ao projeto Interpraias

Governador anunciará recurso para construção de ponte sobre o Rio Araranguá nesta quinta-feira

Revisão de projeto da ponte sobre o Rio Araranguá garante recursos para pavimentação dos acessos