InternetData CenterAssinante

Conselhos municipais voltam a se reunir em fevereiro

Criciúma possui mais de 20 órgãos que realizam ações e fiscalizações em prol da comunidade
Conselhos municipais voltam a se reunir em fevereiro
Foto: Arquivo/Decom
Por Redação Engeplus Em 24/01/2020 às 15:19

Após um breve período de recesso, os mais de 20 Conselhos Municipais de Criciúma voltam a se reunir no dia 3 de fevereiro. Cada órgão irá definir um cronograma de ações que serão realizadas dentro das áreas específicas ao longo do ano. O trabalho dos conselhos consiste em fiscalizar, aconselhar e orientar, levando ao poder público as demandas de cada área.

Em Criciúma, os Conselhos Municipais contam com uma coordenação que visa apoiar, dar mobilidade e auxílio na estruturação dos mesmos ligados às Secretarias e demais políticas públicas. Além dos coordenados pela equipe, existem outros conselhos que possuem participação do município, como o Conselho Municipal da Saúde (CMS), Conselho de Desenvolvimento Municipal (CDM) e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar, entre outros.

“O foco da coordenação é cumprir o papel de fomentar os canais efetivos de participação da gestão pública, fiscalizando e dando assistência para a melhoria da comunicação entre esses conselhos”, comentou a secretária-executiva da coordenação, Ana Paula Lemos. O órgão funciona das 8 horas às 17 horas, no Paço Municipal Marcos Rovaris, localizado no bairro Santa Bárbara, aos fundos do Salão Ouro Negro.

Conselhos do Idoso e do Turismo

Uma dessas entidades é o Conselho Municipal do Direito do Idoso (CMDI). “O nosso conselho realiza um serviço muito forte de orientação às instituições de longa permanência do idoso. Essas pessoas são nossas joias raras”, comentou a presidente do CMDI, Ângela Maria Silva. As entidades que estão inscritas no órgão têm a oportunidade de elaborar projetos e também captação de recursos. “Trocas de mobília da entidade, construção e ampliação da instituição podem ser feitos. Nós também participamos da fiscalização e solicitação de acessibilidade da pessoa idosa nas calçadas na cidade, a pedido do Ministério Público”, complementou.

Um outro conselho, que foi reativado no ano passado após cinco anos, é o Conselho Municipal de Turismo de Criciúma (CMTC). Na reativação forarm nomeados novos membros e formada uma diretoria provisória em novembro do ano passado. O presidente do órgão, Ismail Ahmad Ismail, explicou algumas das ações realizadas desde então. “Organizamos o primeiro Seminário de Turismo e estamos preparando um segundo, além da organização do nosso regimento interno do conselho. O nosso intuito é formar uma associação de turismo em Criciúma, que seja uma entidade mista, envolvendo a iniciativa privada, os órgãos públicos e a comunidade para traçar rumos e metas dos próximos anos”, frisou.

Colaboração: Natasha Monteiro/Departamento de Comunicação da Prefeitura de Criciúma