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Confira dicas para obter o visto americano

Responsável pelo setor no consulado de Porto Alegre dá detalhes sobre o procedimento
Confira dicas para obter o visto americano
Foto: Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 14/01/2020 às 11:51

O consulado dos Estados Unidos da América (EUA) em Porto Alegre processou cerca de 300 pedidos de visto por dia em 2019. E parte destas solicitações são oriundas de sul catarinenses interessados em viagens de negócios ou turismo. Em entrevista ao colunista André Abreu, do Portal Engeplus e Rádio Eldorado, a responsável pela seção de vistos do EUA na capital gaúcha, Jennifer Denhard, explicou como funciona o trâmite e deu dicas valiosas de como proceder durante a entrevista na embaixada. 

A primeira dica é obter o máximo de documentos possíveis para comprovar vínculos com o país de origem. E isso não quer dizer que a papelada será solicitada pelo oficial atendente, no entanto, caso for, ajudará na análise e processo.  

Jennifer explica que todos os dados preenchidos no formulário de solicitação (DS-160) podem ser acessados pelo oficial durante a entrevista. Desta forma, os documentos podem ser pedidos para verificação e esclarecimento de situações já respondidas no DS-160.  

“Tipicamente o oficial pode pedir um documento ou outro para verificar e esclarecer algumas situações que já estão registradas no formulário. Para comprovar os laços não existe um documento específico que possa ser apresentado. O que recomendamos é que tragam os documentos que acreditem que poderão ajudar, caso o oficial solicite algum documento. O mais importante é a entrevista em si, essa conversa entre oficial e solicitante”, explica. 

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A comprovação de vínculos no país de origem está ligada a dados pessoais e são situações que mostram a necessidade do solicitante retornar ao Brasil: responsabilidades familiares e de emprego são bons exemplos. “Quando falamos em laços e vínculos, falamos em motivos que fazem com que a pessoas tenham que voltar após uma curta visita. O motivo deve ficar claro e evidente”, alerta. 

Caso o visto seja negado, uma nova solicitação pode ser realizada a qualquer momento, todavia, outra dica do consulado é aguardar uma nova configuração de laços no Brasil ou o levantamento de novas informações que comprovem estes vínculos.

 

Quando isso acontece, é porque não conseguiu demonstrar laços fortes com o Brasil. Isso não significa que não conseguirá o visto no futuro, em uma próxima solicitação. Aconselhamos que as pessoas esperem e mostrem que a sua situação melhorou mostrando que seus laços com o país se fortaleceram ou que tem informações novas e que provem estes laços. 

Jennifer Denhard, responsável pela seção de vistos do EUA na capital gaúcha
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Também utilizada como argumento dos solicitantes, as cartas-convites, normalmente remetidas de pessoas que moram legalmente no EUA para familiares e amigos do Brasil, tem pouco valor na hora da entrevista. Jennifer explica que o oficial procura informações única e exclusivamente do solicitante.  

“O solicitante precisa comprovar que ele mesmo possui laços fortes com o país de residência. O oficial avalia a situação e decide sobre as qualificações. Neste contexto, uma carta-convite não ajudaria neste sentido porque estamos avaliando a condição do solicitante”, pondera. 

O consulado em Porto Alegre está ativo desde junho de 2017 e atende pessoas do Brasil inteiro embora a maior parte sejam sulistas, sobretudo gaúchos e catarinenses. Estrangeiros também podem fazer a solicitação de visto em POA.  

Vale lembrar que o visto americano é válido por 10 anos, com exceção dependendo da situação de uso. A taxa de agendamento custa US$ 160. Para catarinenses que tiverem o visto aprovado, existe a opção de receber o passaporte, de forma gratuita, via Correios. O consulado dos EUA em Porto Algre fica na Avenida Assis Brasil, n° 1889.

Passos para solicitar o visto americano:

Primeiro passo: preencher o formulário DS-160 no site https://ceac.state.gov/genniv/com informações pessoais. Está em inglês mas tradução aparece quando colocar o mouse sobre as frases.

Segundo passo: fazer o agendamento da entrevista, escolher método de entrega do passaporte e pagar as taxas no site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

“Fazendo o agendamento e realizando o pagamento com cartão de crédito poderá acessar o calendário e agendar naquele mesmo instante. Se preferir pagar com boleto bancário, deve-se pagar e dois dias depois visitar o site e realizar o agendamento", explica Jennifer Denhard, responsável pela seção de vistos do EUA na capital gaúcha

Terceiro passo: ir ao consulado na data e horário agendado para a entrevista levando o passaporte válido, a folha de confirmação do formulário DS-160 e uma foto impressa (5x5 ou 5x7) com fundo branco, sem óculos, e documentação adicional.

Quarto passo: retirada do passaporte. Após a aprovação do visto, o passaporte fica pronto para retirada em um prazo de 07 (sete) a 10 (dez) dias úteis a partir da data da entrevista. Quando passaporte estiver pronto para ser retirado/enviado pelo correio, o solicitante receberá um aviso por email.

Para esclarecer dúvidas, escreva para portoalegreniv@state.gov

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