InternetData CenterAssinante

Com quarentena prorrogada, Salvaro projeta reinício da normalidade para o dia 31

Para isso, ele voltou a pedir que as pessoas permaneçam em casa
Com quarentena prorrogada, Salvaro projeta reinício da normalidade para o dia 31
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 24/03/2020 às 18:23

Com a prorrogação por mais sete dias do plano de contingência que prevê estado de quarentena em Santa Catarina, Criciúma entra em uma nova fase de combate ao coronavírus. E a expectativa é que após o dia 31 de março, tudo comece a normalizar. 

Em nova live nas redes sociais para responder questionamentos da imprensa e dos criciumenses, o prefeito do município, Clésio Salvaro, pediu paciência aos municípes e que também respeitem as medidas adotadas: “não podemos afrouxar a corda, você deve continuar em casa”, disse.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, que constam em boletim informativo no site da Prefeitura, até o momento Criciúma está com 104 casos suspeitos notificados, entre residentes e não residentes da Capital do Carvão. Destes, nove testaram positivo para Covid-19 e oito dos infectados são moradores da cidade.

O número de casos confirmados não sobe desde domingo. E o Centro de Triagem (CT) montado ao lado do Hospital São José (HSJ) tem um papel fundamental neste combate à epidemia. Também foram criados CTs no 24 horas da Boa Vista e um destinado às crianças, no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC).


Novo Centro de Triagem foi montado no bairro Boa Vista

“A cidade está colaborando, com as pessoas permanecendo em suas casas. Vamos prorrogar por mais sete dias este período (de quarentena). E a partir desta data (dia 31 de março) às coisas poderão ir voltando ao normal. Isso só vai acontecer se você continuar colaborando conosco”, disse o prefeito.

Se tudo correr conforme o planejado, a tendência é que apenas pessoas em situação de risco permaneçam isoladas. Também já está sendo elaborado pela secretária de Educação, Roseli de Lucca, um plano de retorno da atividade escolar, mas ainda não há uma data estipulada para isso. 
 

A nossa expectativa, graças aos resultados positivos obtidos na região, é que a partir do dia 31 as coisas vão voltando ao normal, apenas as pessoas com risco vão ficar isoladas. A secretária Roseli está estudando um plano para retorno das aulas. O vírus está sob nosso controle com a participação da sociedade. Mas se as coisas piorarem, vai permanecer assim por mais um período

Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma
_________
 

Atualização dos casos

Segundo o boletim da Vigilância Epidemiológica, de residentes de Criciúma foram notificados no município 78 casos. São 33 suspeitos, 37 descartados e oito confirmados. Dos positivos, apenas dois estão internados. Há ainda oito internações, mas todas de casos suspeitos. No total, são sete internações clínicas e três em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Dos residentes de outras cidades, mas com notificação na Capital do Carvão, são 26 casos: 11 suspeitos, 14 descartados e um confirmado. No total, são quatro internações clínicas e nenhum paciente em UTI.