InternetData CenterAssinante

Com aumento de casos, prefeito demonstra preocupação com viagens e festas particulares na cidade

Município redobrou fiscalização e reabriu espaço único para o Centro de Triagem
Com aumento de casos, prefeito demonstra preocupação com viagens e festas particulares na cidade
Foto: Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 07/07/2020 às 16:21

Forquilhinha já ultrapassou 160 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. Somente nessa segunda-feira, dia 6, foram 18 novos positivados, o que faz aumentar a preocupação sobre o cumprimento das normas restritivas de prevenção e combate ao contágio do vírus.

Desde a quinta-feira passada, a cidade passa por um período de fiscalização intensa para apurar possíveis irregularidades, como aglomerações, não utilização de álcool em gel e máscaras, sobretudo no comércio. “Tomamos todas as medidas possíveis para minimizar os fatos”, garante o prefeito, Dimas Kammer.

Contrário ao fechamento do comércio como medida preventiva, ele esclarece que a principal preocupação neste momento está sobre festas particulares, a maioria em ambiente familiar, e viagens de munícipes para outras localidades.

“O pessoal acaba se aglomerando na serra, outros no litoral. Também tem as festinhas em lugares particulares e daqui a pouco estão em turma, começam a beber, e se uma pessoa está contaminada, para contaminar meia-dúzia é muito rápido. Estamos fiscalizando”, pondera.

Caso o número de contaminados pelo coronavírus siga aumentando na cidade, Kammer garante que discutirá novas medidas restritivas com os demais prefeitos. Isso será avaliado conforme os relatórios diários do município e também das demais cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

“O comércio está aberto e estamos fiscalizando em três turnos com a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar. Já tivemos casos de fechamento de bares e restaurantes que não tem cumprido a legislação. São orientados, mas quando pega na segunda, terceira vez, é aplicada a multa”, explica. 

Se o número de casos continuar subindo igual ontem, com certeza teremos que tomar novas medidas. Vamos acompanhar no dia a dia. Se for para tomar novas medidas, vamos reunir todos os prefeitos e tomar uma decisão em conjunto.

Prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer
________

Centro de Triagem

O Centro de Triagem (CT) voltou a funcionar na Clínica de Especialidades do município nessa segunda-feira, dia 6, após cerca de um mês com os atendimentos realizados em anexo à Unidade de Pronto Atendimento. A nova alteração acontece em função do aumento de casos e procura pelo CT.

Até o início da tarde de hoje, cinco pessoas haviam procurado o local e uma foi positivada. Ontem, foram 74 atendimentos e 18 positivados. No total, segundo o último balanço, Forquilhinha possui 164 casos confirmados dos quais 65 pessoas estão curadas e uma morreu. Além disso, são oito casos suspeitos e 523 descartados.

Estes dados devem sofrer alterações com a atualização diária emitida pela Vigilância Epidemiológica.   

Leia mais

Mais 18 confirmados com Covid-19 em Forquilhinha

Centro de Triagem retorna para a Clínica de Especialidades 

Pacientes relatam acúmulo de pessoas no Centro de Triagem

Região da Amrec tem recorde de casos positivos de coronavírus em um único dia

Decreto estabelece novas medidas para o enfrentamento da pandemia em Forquilhinha