InternetData CenterAssinante

Com aprovação de plano, Bacia do Rio Urussanga tem futuro projetado

Documento apresenta situação atual, demandas e metas para os próximos cinco anos
Com aprovação de plano, Bacia do Rio Urussanga tem futuro projetado
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 12/03/2020 às 10:30

Um momento histórico foi comemorado nessa quarta-feira, dia 11, pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga: a aprovação do Plano de Recursos Hídricos. A aceitação ocorreu durante a assembleia com a participação de representantes de organizações membros. Elaborado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) desde 2018, o projeto expõe a realidade e projeta o futuro das águas que abrangem os municípios de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Jaguaruna, Içara, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Urussanga e Treze de Maio.

O Comitê da Bacia do Rio Urussanga acompanhou a execução do projeto através do Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP). A presidente do Comitê, Carla Possamai Della, e o secretário executivo Fernando Damian Preve enalteceram as correções feitas ao longo do processo de elaboração. Agora, após aprovação pelo Comitê, o Plano será encaminhado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos, a fim de ser avaliado e aprovado pelos conselheiros. Depois dessa etapa, o plano de ações proposto no documento, por meio de programas e projetos, pode ser implementado na bacia hidrográfica.

O gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDE) de Santa Catarina, Vinícius Tavares Constante acompanhou a aprovação e salientou a importância do Plano. “A SDE está satisfeita com o produto desenvolvido, os estudos técnicos, o acompanhamento. Além de ter o diagnóstico atual e a previsão de usos futuros, apresenta-se as ações para melhorar a gestão como, por exemplo, atuar em casos de escassez, melhores lugares para atividades econômicas se instalarem, ações para preservação da quantidade e qualidade da água, e instrumentos para melhorar. Agora é colocar em prática para ter água de maior qualidade e ter mais água para usar na bacia”, pontua.

Os dados completos, as metas e os programas definidos no Plano serão apresentados à sociedade pelo Comitê na Semana do Dia da Água por meio de veiculação nas mídias tradicionais e redes sociais. A elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Leia mais sobre: