InternetData CenterAssinante

Centro de Triagem do Boa Vista já realizou cerca de 15 atendimentos

Espaço funciona em anexo ao Centro de Pronto Atendimento 24 horas
Centro de Triagem do Boa Vista já realizou cerca de 15 atendimentos
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus/Arquivo
Por Thiago Hockmüller Em 25/03/2020 às 11:17

O Centro de Triagem (CT) do bairro Boa Vista, montado em anexo ao Centro de Pronto Atendimento 24 horas, já realizou cerca de 15 atendimentos desde a sua abertura oficial, na noite dessa terça-feira, dia 24. Somente na manhã de hoje, até a publicação desta matéria, foram dez atendimentos. Para tranquilizar, todos os casos estão descartados como eventuais suspeitas de contaminação por coronavírus.

O novo Centro de Triagem funciona com as mesmas adequações, protocolos e encaminhamentos do primeiro CT da cidade, localizado no Centro, ao lado do Hospital São José. O espaço está isolado do restante da unidade para não oferecer riscos à população.

Todos os Centros de Triagens trabalham de forma padrão. Temos as mesmas condições do projetado no Centro. A pessoa é atendida pelo enfermeiro, que faz a  triagem e caminha para o médico. Ele avalia e se necessário encaminha para o hospital ou isolamento domiciliar.

Cláudio Rosso Netto, administrador do CT Boa Vista
_______________

O CT Boa Vista foi projetado para atender também possíveis demandas das regiões da Santa Luzia e Rio Maina e bairros vizinhos, como Cidade Mineira Nova, Paraíso, Liberdade, etc. O local já vinha recebendo pacientes, mas não havia a adequação necessária. “Era um paliativo, não era atendimento por médico. A partir de ontem, terminamos os trabalhos e agora está funcionando na parte do lado do 24 horas”, conta. 

Até a publicação desta matéria, também não havia sido realizado atendimento em crianças. A orientação da Secretaria de Saúde é que antes de procurar um Centro de Triagem, o paciente deve buscar orientação junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu respectivo bairro onde receberá as primeiras orientações.

Informações sobre coronavírus

Estar bem informado e entender a real situação do novo coronavírus  é essencial para se prevenir da doença. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a Central Telefônica do Centro de Triagem Coronavírus 24h. Quem quiser tirar dúvidas sobre a Covid-19 pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-0431. Além disso, o site covid19.criciuma.sc.gov.br traz atualizações diárias sobre a situação do coronavírus em Criciúma.