InternetData CenterAssinante

Castramóvel pode ser implantado em Criciúma neste ano

Unidade de castração itinerante terá acesso aos bairros
Castramóvel pode ser implantado em Criciúma neste ano
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 19/02/2020 às 21:14

A cidade de Criciúma pode ganhar um castramóvel até outubro deste ano. A afirmação foi feita pela veradora Camila Nascimento por conta da emenda impositiva do Governo do Estado, descentralizada pelo deputado Júlio Garcia a pedido da vereadora, que sugeriu que fosse apresentada pelo município de Criciúma um plano de trabalho para a instalação de um castramóvel. O recurso tem o valor de R$200 mil, porém ainda não há o valor orçado pela prefeitura do quanto será investido.

"Não tenho o valor exato mas é quase na sua totalidade para adquirir um castramóvel que é uma unidade de castração itinerante". A intenção segundo ela é contribuir para que se tenha um controle de natalidade dos animais, para que se tenha menos animais abandonados e para que assim também não ocorram doenças. "Porque é uma questão de saúde pública e também em reconhecimento a causa animal do voluntariado que é muito forte nessa área. É um pedido desde o início do meu primeiro mandato. Então eu fiquei muito feliz", disse a vereadora. Nesta quarta-feira, dia 19, Camila Nascimento conversou com a presidente da Famcri Anequésselen Bitencourt Fortunato sobre o assunto.

"Porque existe também a questão de manter uma equipe responsável por essa unidade móvel, mas a presidente da Famcri se mostrou bem interessada, porque vai ajudar realmente, e no Paço Municipal também ficaram contentes, porque na verdade é uma emenda só para a parte estrutural, mas acredito que isso vá acontecer até outubro deste ano", relatou a vereadora. 

A presidente da Famci disse que achou ótima a ideia e afirmou que se o recurso vier será bem aplicado. Ela ressaltou que o castramóvel é importante, "porque nós conseguimos acessar aquela população ou aqueles bairros onde as pessoas não tem condições ou talvez interesse de levar o seu animal para castrar. O castramóvel é muito importante pelo fato de conseguirmos alcançar um número maior de pessoas que possuam animal para castrar e também de animais de rua", concluiu a presidente.