InternetData CenterAssinante

Campanha busca resgate de fotografias do século passado

Vencedores serão premiados pelo Comitê Urussanga
Campanha busca resgate de fotografias do século passado
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 24/01/2020 às 17:22

A paisagem da bacia do rio Urussanga que refletia a perfeita harmonia entre a mata nativa e os rios foi sendo modificada ao longo dos anos pela intervenção humana. Apesar disso, o cenário foi eternizado na história por meio de memórias e fotografias daquela época. Com o intuito de resgatar os registros deste período e a forte ligação da população com o rio, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga lança a campanha “Um Século de Memórias: Rio Urussanga da Nascente à Foz”, que contará com três premiações.

O objetivo da campanha é obter registros fotográficos entre os anos 1900 e 2000, a fim de buscar uma aproximação com a sociedade no intuito de mostrar as mudanças do rio Urussanga, sua importância, seus usos da água no passado, suas paisagens, bem como resgatar o sentimento de pertencimento dos cidadãos vinculado ao território da bacia hidrográfica, desde as suas nascentes até a foz. “Num primeiro momento, esperamos que com este resgate as pessoas possam começar a observar o rio, ver e sentir pertencentes deste território”, pontua a técnica em recursos hídricos da Aguar, Rose Maria Adami.

Para a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della, a campanha vem ao encontro com a aproximação da finalização do Plano de Recursos Hídricos. “Quando o plano de ações começar a ser discutido, implementado, pensado e divulgado, já teremos dado este grande passo a fim de incentivar as pessoas a olharem novamente para o rio”, salienta.

Informações sobre a campanha

As fotografias que serão enviadas para a campanha deverão ser do rio Urussanga e seus afluentes na área de abrangência dos municípios inseridos na bacia hidrográfica: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga. As inscrições gratuitas seguem até o 1º de março de 2020 e podem ser efetuadas no escritório sede do Comitê, na cidade de Urussanga, ou pelo blog do Comitê Urussanga, na aba Campanha de Fotos.

Serão aceitas fotografias registradas no período de 1900 a 2000 que poderão ser enviadas digitalizadas no ato de preenchimento do formulário online ou, caso ocorra problemas no carregamento, para o e-mail: imprensa.cbhru@gmail.com, ou ainda podem ser digitalizadas no escritório sede do Comitê Urussanga. Cada participante poderá inscrever até cinco fotografias.

A Comissão de Seleção irá selecionar três fotografias para premiação. O primeiro lugar ganhará um dia (Day-Use), durante a semana, nas águas termais no Hotel Internacional Gravatal, com direito a acompanhante, contemplando almoço e piscinas, oferecido pela agência DS Travel Tur. Já o segundo vencedor irá desfrutar de um café campeiro, incluindo cinco acompanhantes, com visita acompanhada de guia à cachoeira da Pousada Vale dos Figos, oferecido pela Rota Ecoturismo & Aventura. O terceiro lugar terá direito a uma saída fotográfica, com acompanhante, orientada pelo fotógrafo Augusto Trevisol, instruindo técnicas de registros em meio a natureza.

A entrega da premiação será na semana do Dia Mundial da Água, entre os dias 23 a 27 de março de 2020. As fotografias selecionadas na campanha “Um Século de Memórias: Rio Urussanga da Nascente à Foz” irão compor uma exposição fotográfica itinerante que percorrerá as sedes das diferentes organizações membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga.

Leia mais sobre: