InternetData CenterAssinante

Balneário Arroio do Silva confirma primeiro adolescente com Covid-19 no município

Menino de 12 anos foi positivado nesse domingo e está em tratamento domiciliar
Balneário Arroio do Silva confirma primeiro adolescente com Covid-19 no município
Foto: Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 25/05/2020 às 12:46

Balneário Arroio do Silva confirmou nesse domingo, dia 24, o primeiro adolescente com Covid-19 no município. Ele tem 12 anos de idade, está com sintomas leves, e passa por tratamento domiciliar. O contágio pode ter sido no âmbito familiar, uma vez que a mãe do menino já havia sido diagnosticada com a doença.

Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, o adolescente recebe o mesmo tratamento recomendado para adultos. A mãe dele testou positivo no dia 18 de maio, tem 33 anos de idade e também apresenta sintomas leves. “Foi confirmado ontem e tem sintomas leves. Provavelmente pegou da mãe que é positiva”, explica a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Franciele Ramos.

Até o momento, Arroio do Silva conta com 16 casos confirmados. Destes, há um óbito, seis recuperados e nove em tratamento. Duas pessoas precisaram de internação hospitalar - uma delas já recuperada e o outro é um jovem de 22 anos, que está na enfermaria do Hospital Regional de Araranguá (HRA). Além disso, há oito casos suspeitos que aguardam resultado de exames.

Para Franciele, a curva de casos na região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) é ascendente com a chegada do frio. E a principal estratégia neste momento é desacelerar o número de contaminados para não ocasionar o colapso dos hospitais.  

“Tivemos um crescimento extremamente lento. Esperávamos que na região Sul, quando tivesse queda de temperatura, com mais casos de síndrome gripal, teria um aumento de atendimento, testagem e consequentemente de casos confirmados. Isto na região da Amesc como um todo. Estamos iniciando a curva de crescimento dos casos e não chegamos no ápice do número de casos da doença. O comprometimento é importante para que se mantenha desta forma (desacelerada)”, explica. 

Não consegue frear a doença enquanto não tiver vacina disponível. A tendência é que tenha mais casos. Temos que desacelerar o índice de transmissão para ter suporte nos hospitais.

Franciele Ramos,  coordenadora da Vigilância Epidemiológica
_____________

Assim como a maioria dos municípios catarinenses, Balneário Arroio do Silva vem adotando as recomendações impostas em decretos pelo Governo do Estado. Com o comércio aberto, a medida pode ser revista em caso de aumento considerável do número de contaminados, explica Franciele. 

Para pessoas que se encontram com sintomas gripais e suspeita de contaminação por coronavírus, é recomendável procurar o Centro de Triagem, que funciona em anexo a Unidade Central de Saúde, na rua Guanabara.