InternetData CenterAssinante

Audiência Pública irá apresentar a proposta de criação do parque natural municipal Xokleng

Os interessados poderão participar on-line pelo Zoom Meetings
Audiência Pública irá apresentar a proposta de criação do parque natural municipal Xokleng
Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Veneza
Por Redação Em 16/07/2020 às 18:40

O Governo de Nova Veneza, através da Fundação do Meio Ambiente (Fundave) realizada nesta sexta-feira, dia 17, uma audiência pública, às 10 horas, no Teatro Municipal de Nova Veneza. O objetivo é a apresentação da proposta de criação de uma unidade de conservação na região central do município, o Parque Natural Municipal Xokleng.

Devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19, a audiência será feita com público presencial reduzido, destinada apenas às autoridades e moradores do entorno imediato da área proposta para a criação do Parque. No entanto, os demais interessados podem participar de forma on-line por meio do site Zoom Meetings acessando o seguinte endereço eletrônico: https://us02web.zoom.us/j/82652659441#success

Os estudos técnicos e os demais documentos relativos à Audiência Pública ficarão à disposição dos interessados para consulta, por meio do sítio eletrônico oficial da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (https://www.novaveneza.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/113052).

Sobre o parque

O Parque Natural Municipal é uma área de floresta nativa da Mata Atlântica de 33.475 m², anexa à Câmara Municipal de Vereadores, na região central de Nova Veneza. Conforme estudos técnicos feitos pela Fundave, a área apresenta um alto potencial de preservação da diversidade biológica e de desenvolvimento de atividades de educação ambiental, turismo ecológico e histórico e pesquisa científica.

A sugestão do nome e temática indígena de Parque Natural Municipal Xokleng para a unidade de conservação é uma forma de reconhecimento que faz parte da história de Nova Veneza. Nesse sentido, a área tem o potencial de promover a reflexão acerca da importância desses povos e fortalecer o turismo histórico no município. Cabe ressaltar que essa sugestão é embasada por uma série de pesquisadores, instituições de pesquisa e de ensino que manifestaram apoio à criação do Parque.

Colaboração: Cris Freitas - Assessora de Comunicação