InternetData CenterAssinante

Atitudes de policial militar com criança repercutem nas redes sociais

Fato aconteceu no último domingo, em Araranguá
Atitudes de policial militar com criança repercutem nas redes sociais
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 17/11/2020 às 19:45 - Atualizado há 3 anos

As atitudes de um policial militar no último domingo, dia 15, próximo de um local de votação, em Araranguá, repercutiram nas redes sociais nesta terça-feira, dia 17. Nas imagens, o policial aparece com uma criança de apenas 4 anos de idade. Durante o tempo em que ele ficou no local, que foram horas, o militar se aproximou do menino e deu a ele água, suco, sanduíche, e até mesmo picolé, é o que diz o relato que circula nas redes sociais. O fato tem chamado a atenção na internet após ser postado em um perfil que publica fatos da cidade, e depois repostado pelo perfil  do 19º Batalhão da Polícia Militar.

O policial que aparece nas imagens é o soldado Maicon Alessandro Gonçalves, de Araranguá. Ele estava de serviço naquele dia, realizando o trabalho preventivo e atendendo ocorrências em frente ao local de votação. Ele contou que o menino estava com o pai, e que este estava vendendo picolé. Em um determinado momento se aproximou da criança. "Eu perguntei o nome dele, se ele estava com fome, com sede e ele falou que sim. Eu dei água para ele e ele ficou alí ao redor. Conversei com ele sobre o nome dele, que é nome de apóstolo (personagem da Bíblia), falei que ele vai ser um grande homem. Dei uma bolacha que eu tinha levado, depois perguntei se ele tava com fome ainda e dei mais uma bolacha. Chegou o nosso café da tarde, e eu dei o meu para ele. Daí passou o picolé, e chamei para dar para ele, e ele ficou alí sempre ao meu redor, do meio-dia até às 17 horas. O pai dele ficava meio longe, uns 200 metros, mas via que ele tava alí, o menino estava com fome", contou. Gonçalves disse que o menino estava visivelmente em uma situação precária, e se viu nele. "Eu vim da favela, da comunidade carente do Rio Grande do Sul, morei muito tempo em barraca de lona, então me vi alí", contou. Hoje ele, juntamente com outros colegas sempre buscam ajudar famílias carentes.

O policial disse ainda que ao conversar com a criança falava para ela não ter medo da polícia, inclusive o incentivando a ser policial. "Perguntei onde ele morava, ele disse que era por alí, meio com medo. Eu falei que estava alí para ajudar ele, quebrando aquela barreira". O soldado falou que também conversou com o pai da criança. Com a repercussão nas redes sociais, o policial falou que quem quiser ajudar, no final de semana vai doar algumas cestas básicas. "Eu vou tentar achar essa criança, mas se eu não conseguir, tem muitas crianças nesse bairro que estão precisando de ajuda", disse.

O comandante da 1º Companhia de Polícia Militar de Araranguá, o capitão Diego Schwartz, disse que a caridade, a solidariedade e a aproximação com a comunidade mostram que o soldado é uma excelente pessoa. "A atitude do soldado Gonçalves nos alegra e enche de orgulho. Como profissional é um dos melhores de Santa Catarina. Com certeza, é um exemplo a ser seguido por todos os militares e servidores públicos estaduais", completou.

Foto: soldado Maicon Alessandro Gonçalves