InternetData CenterAssinante

Apagão no Sul de Santa Catarina

Celesc ainda não se pronunciou sobre o assunto
Apagão no Sul de Santa Catarina
Por Jessica Rosso e Lucas Renan Domingos Em 25/03/2020 às 18:13 - Atualizado há 1 mês

Um problema na rede de distribuição que abastece as regiões da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios da Região do Extremo Sul Catarinense (Amesc) deixou mais de 50 mil unidades sem energia na tarde desta quarta-feira, dia 25. A causa da do apagão ainda está sendo investigada, mas a principal suspeita é de que um incêndio em vegetação, às margens da BR-101, tenha danificado a rede da Eletrosul, de Capivari de Baixo, responsável pela distribuição na região. 

Aproximadamente 20 minutos depois da queda do sistema, as cidades começaram a ser reabastecidas. "Não é possível confirmar se realmente foi o incêndio que provocou o problema. Cabe a Eletrosul averiguar e eles vão fazer isso e se posicionar em breve", explicou o o chefe da divisão técnica do Núcleo Sul da Celesc, Zulnei Casagrande.

Conforme Casagrande, a Eletrosul ainda trabalha na solução do problema, por isso o abastecimento da região neste momento não deve estar vindo de Capivari de Baixo. "Há redes alternativas para casos como esse. A grande probabilidade é que esteja sendo abastecido por alguma unidade de geração de energia do Rio Grande do Sul. O tempo que as cidades ficaram desabastecidas foi justamente o período necessário para eles fazerem essas manobras na rede com todo o cuidado necessário", analisou. 

Leia mais sobre: