InternetData CenterAssinante

Adestradora alerta sobre cuidados com os cães em época de pandemia

Falhas de comunicação podem levar a comportamentos não desejáveis pelos donos
Adestradora alerta sobre cuidados com os cães em época de pandemia
Foto: Jessica Rosso
Por Jessica Rosso Em 21/06/2020 às 11:40

Você sabia que cada cão tem um temperamento, assim como as pessoas? Alguns latem mais que outros, podem ser agressivos, outros têm medos, outros ainda são mais agitados, tem também aqueles que são mais carinhosos e os mordedores. A adestradora Keila Lemos explica que os donos muitas vezes podem não entender o comportamento ou sinais de seus animais de estimação, e por falta de conhecimento, às vezes, os tratam igual a pessoas. E quando resolvem tratar eles como um animal, eles (cães) não aceitam e acontece a falta de comunicação.

Em época de pandemia de coronavírus, muitos donos estão passando mais tempo em casa, ao lado de seus cães de estimação, e com isso podem aproveitar para observar o comportamento deles (cães) por estarem mais próximos. Um sinal de que seu cão está estressado é quando ele começa a morder os objetos ou também quando ficam mais agitado ou mais agressivo. Keila orienta programar os dias para os cães, como ter horário de passeio, alimentação, um tempo para gastar a energia deles. Cães que já fizeram a terceira vacina já podem ser adestrados.

"O dono comete erros no adestramento quando não o leva a um profissional, quando ele não participa das aulas e quando o dono continua fazendo o que fazia anteriormente (do adestramento) da maneira dele", explicou. Quando a rotina do dono muda novamente, e ele passa a estar mais fora de casa, o cão pode sentir falta do carinho e da atenção que estava recebendo, com a proximidade maior que vinha tendo com o dono. Por isso, a profissional orienta que o dono tenha essa prioridade em realizar atividades diárias, reservando um tempo com eles, pois os cães têm sentimentos e sentem muito a falta do dono. "Fazendo um carinho, brincando com um brinquedinho que ele goste. Não precisa de muito tempo, uns 15 minutinhos eles já vão ficar felizes", afirmou.

Keila Lemos e seu marido Evandro Santin Dill são proprietários da Central Do Adestramento que trabalha com 'Adestramento Inteligente'. Saiba mais lendo a reportagem: Adestramento inteligente e mais de duas décadas de serviços prestados.