InternetData CenterAssinante

Ações de comunicação interna estão entre as principais ações realizadas pela Carbonífera Catarinense

Astrid Barato, diretora da empresa, contou os desafios da pandemia na 2ª edição de talks
Ações de comunicação interna estão entre as principais ações realizadas pela Carbonífera Catarinense
Por Redação Engeplus Em 04/09/2020 às 11:45

Para todos, sejam pessoas ou empresas, a pandemia do novo coronavírus trouxe grandes desafios, e numa indústria de extração de carvão algumas particularidades tornam o cenário ainda mais especial. Como setor considerado essencial, a Carbonífera Catarinense abastece a usina termelétrica Jorge Lacerda e buscou desde o início da crise pandêmica fortalecer as ações de comunicação interna integrando colaboradores, famílias e comunidade na intensificação do cumprimento das medidas de prevenção ao vírus.

Todos os cenários e a história de enfrentamento da covid-19 e suas consequências dentro da empresa foram pauta, na manhã da última terça-feira, dia 1, de um evento virtual com Astrid Barato. A diretora da Carbonífera Catarinense foi a convidada do Alfa Talk, evento semanal promovido de forma gratuita pela Alfa Comunicação e Conteúdo.

Acesse o conteúdo da conversa em vídeo no Youtube e em áudio nos principais aplicativos de podcasts (Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Castbox).

De acordo com a diretora, o comitê de crise já era uma realidade da empresa, mas se tornou ainda mais ágil como forma de resposta direta às crises que surgiam. “Nós reforçamos a comunicação interna como forma de tranquilizar e orientar os colaboradores e suas famílias. O resultado foi muito positivo visto que conseguimos ficar quatro meses sem nenhum caso da doença dentro da empresa”, conta Astrid.

Outro aprendizado importante, segundo Astrid Barato, foi a consciência interna de como a empresa era essencial, tanto para a geração de energia como para Lauro Müller, já que a carbonífera responde por 50% da receita do município. Esta percepção provocou, inclusive, o envolvimento da própria empresa nas ações preventivas do município, assumindo parte da triagem de casos suspeitos. 

O home office e o uso das plataformas digitais com mais frequência também se tornaram uma realidade dentro da Carbonífera. “Nós nos reinventamos sob pressão e eu acredito que essas mudanças não terão mais volta, a otimização do tempo possibilidade mais produtividade e um novo modelo de trabalho”, ressalta a líder.

As próximas edições do evento serão realizadas das 8h30 às 9h, toda terça-feira pelo Zoom. No dia 8 de setembro o diretor executivo da Unicred Centro Sul, Marcelo Lima, contará as experiências da cooperativa de crédito no meio da pandemia, a gestão interna e as ações em direção à comunidade.

Leia mais sobre: