InternetData CenterAssinante

Acadêmicos da Unesc recebem auxílio tecnológico para seguir estudos durante a pandemia

Instituição já disponibilizou cerca de 300 notebooks e chromebooks
Acadêmicos da Unesc recebem auxílio tecnológico para seguir estudos durante a pandemia
Foto: Milena Nandi/Divulgação
Por Redação Engeplus Em 28/09/2020 às 11:47

Para contribuir com a qualidade do ensino, com a aprendizagem e com permanência estudantil, a Unesc desenvolve desde maio um projeto para auxiliar os acadêmicos que têm dificuldades no acesso às aulas remotas por não possuírem equipamentos tecnológicos adequados. No novo semestre que iniciou com as aulas híbridas, o projeto segue colaborando para que os calouros possam iniciar e os veteranos, dar continuidade ao processo formativo.

O gerente do Departamento de Tecnologia da Informação da Unesc (DTI), Rogério Casagrande, afirma que até esta semana a instituição já disponibilizou cerca de 300 notebooks e chromebooks, além de mais de 50 acessos à internet para acadêmicos e ainda outros 120 notebooks para funcionários e professores.

“Com o início da pandemia, a gestão da Universidade imediatamente solicitou ao DTI que viabilizasse o empréstimo de equipamentos como computadores e modems 4G para acesso à internet aos estudantes que estivessem com dificuldade ou impossibilitados de acompanhar as aulas mediadas por tecnologia. Desta forma, a Unesc garantiu o acesso com qualidade às atividades acadêmicas e possibilitou o apoio administrativo e pedagógico necessário à manutenção dos serviços prestados pela nossa Universidade”, salienta.

A pedagoga Márcia Bertan de Oliveira Rankel, de Criciúma, é um dos exemplos de estudantes que foram beneficiados pelo projeto. Márcia colou grau no dia 8 de setembro deste ano e conta que o empréstimo de equipamentos tecnológicos foi uma iniciativa importante para os acadêmicos. “A Unesc me deu auxílio durante toda a graduação e durante a pandemia, não apenas me ajudou, mas aos meus filhos também, pois emprestou um chromebook com o qual todos puderam estudar e ainda suporte de como usar o equipamento”, conta.

E na reta final do curso superior, Márcia teve que lidar com as incertezas que uma pandemia como a que estamos vivendo nos traz e se manter firme no propósito de concluir os estudos, mesmo que em alguns momentos tenha visto o sonho da formatura ficar distante. “Mas a Unesc foi muito humana e teve uma visão holística, pensando nos estudantes como um todo. Se atentou às necessidades de cada um e foi graças a essa visão que consegui dar continuidade nos meus estudos. Afinal, não tinha computador e eu junto com os meus dois filhos tínhamos aulas remotas entre outras atividades, estágios e até a minha sonhada formatura”, afirma.

Cadastro deve ser solicitado à coordenação do curso

Para também ser contemplado com o suporte, o aluno pode acessar a coordenação de seu curso. A demanda será levada à Diretoria de Ensino, que dará seguimento de avaliação dos processos para a entrega do equipamento.

Para garantir o auxílio de maneira assertiva, a contemplar o maior número de estudantes que necessitam de ajuda para acompanhar as aulas, o movimento em conjunto foi realizado entre Reitoria, Diretoria de Ensino de Graduação e DTI (Departamento de Tecnologia da Informação).

Milena Nandi/Agência de Comunicação da Unesc 

Leia mais sobre: