InternetData CenterAssinante

Abadeus forma coral e lança seu primeiro videoclipe

Gravação em forma de paródia trata sobre a pandemia de Coronavírus
Abadeus forma coral e lança seu primeiro videoclipe
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 17/07/2020 às 14:16

A Associação Beneficente Abadeus, de Criciúma, lançaou nesta sexta-feira, dia 17, o primeiro clipe musical do Coral Abadeus. Trata-se de uma paródia da música Believer, da banda de rock norte-americana Imagine Dragons, e o tema escolhido não poderia ter sido mais atual: a pandemia do novo Coronavírus e a Covid-19, doença causada por ele.

Não apenas o videoclipe é uma novidade, como o próprio coral também. Criado neste ano pelo maestro e coordenador do projeto Sinfonia de Talentos, Adeilton Santos, o grupo é formado por alunos dos projetos desenvolvidos pela entidade, colaboradores da instituição e voluntários.

“O projeto Sinfonia de Talentos está ativo desde 2004 com aulas de instrumentos musicais, mas ainda não existia um coral. No início deste ano, a direção solicitou que eu formasse um coral, então, em fevereiro, comecei a preparar o repertório e divulgar para quem desejasse participar. Já estávamos com tudo pronto para iniciar os ensaios em março, mas tivemos o fechamento da Abadeus por conta da pandemia e as novas normas de distanciamento social, então tive que pensar em novas estratégias para contornar as dificuldades na formação do grupo”, ressalta Adeilton.

As estratégias de adaptação incluem ensaios individuais à distância, através de chamada de vídeo, inclusive para a gravação do primeiro clipe do coral. O material conta com a participação de 12 coralistas, entre alunos dos projetos Jovem Aprendiz e Sinfonia de Talentos, além de colaboradores da entidade. A gravação do vídeo ocorreu na sede da Abadeus, mas seguindo as novas orientações de higiene.

“Após pesquisar músicas de conscientização sobre a pandemia, percebi que existiam poucas com conteúdo nesse sentido. A paródia e a adaptação da música foram feitas junto com o pianista Mateus Freitas e a Paula Camilo, responsável pela nova letra. Fomos felizes nessa escolha, pois tudo se encaixou perfeitamente. Os ensaios ainda acontecem à distância, por chamada de vídeo, devido as exigências impostas pela pandemia, mas, agora, o caminho para o coral está aberto e vamos seguir em frente”, destaca o maestro.

O clipe está sendo lançado no canal da Abadeus no YouTube e nas redes sociais da instituição, como Instagram e Facebook (@AbadeusOficial). A expectativa, conforme Adeilton, é que o vídeo alcance o maior número possível de pessoas, já que a letra narra o momento que o mundo inteiro está vivendo.

Colaboração: Vanessa Amando | NBCom