InternetData CenterAssinante

A partir de abril, Içara planeja receber 12 profissionais pelo programa Mais Médicos

Especialistas são todos brasileiros e deve chegar ao município a partir do dia 6
A partir de abril, Içara planeja receber 12 profissionais pelo programa Mais Médicos
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 30/03/2020 às 18:23

O município de Içara planeja receber em breve mais 12 médicos, todos brasileiros e contratados junto ao programa Mais Médicos. Os profissionais se inscreveram para atuar na cidade e são aguardados pela Secretaria de Saúde para firmar contrato de um ano. 

A ação é específica de enfrentamento ao coronavírus. Antes da saída dos médicos cubanos, o município contava com 15 especialistas pelo programa. Apenas três permaneceram atuando na cidade, que agora comemora a reposição.

"Içara tinha 15 vagas para o Mais Médicos e temos três que os contratos não acabaram. Colocaram 12 vagas e tivemos inscrições. Vão assumir? Não sabemos. Se os casos aumentarem, vamos usar esses médicos", explica a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, em entrevista exclusiva ao Portal Engeplus.

Com a perspectiva informada por analistas de que o ápice da pandemia em Santa Catarina deve ser entre os dias 10 e 15 de abril, os novos médicos também surgem para substituir possíveis profissionais infectados por coronavírus. "Sabemos que muitos profissionais ficarão doentes e precisaremos substituí-los. Eles ficarão um ano no município", conta Jaqueline.

Mesmo que não consiga preencher as vagas com brasileiros, caso aconteça desistência, não está prevista para Içara a liberação para contratar profissionais cubanos aceitos no programa Mais Médicos.