InternetData CenterAssinante

A favor da baleia-franca: ProFranca é o novo projeto do Instituto Australis

Ação tem o patrocínio da Petrobras
A favor da baleia-franca: ProFranca é o novo projeto do Instituto Australis
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 17/04/2020 às 13:20

Esforços para a recuperação populacional das baleias-francas no sul do Brasil vêm sendo realizados há mais de três décadas. Está região é muito importante para a espécie pois muitas baleias migram das águas geladas da Antártica para acasalar e ter seu filhote aqui nas águas quentes de Santa Catarina.

A baleia-franca ainda é classificada como “em perigo” na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção, porém vem se recuperando do período de caça. É a única espécie de baleia ameaçada de extinção que reproduz na costa do Brasil. As últimas estimativas apontam que apenas 200 fêmeas reproduzem e frequentam com regularidade o litoral sul do Brasil.

Nesse ano, um novo projeto vem somar para a conservação da espécie, o ProFranca – Projeto Franca Austral – que é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Socioambiental. Tem como objetivo conservar a baleia-franca tanto através da continuidade de pesquisas realizadas a longo prazo como pela execução de metodologias inovadoras aplicadas para descobertas de novas informações biológicas sobre a espécie. Além disso, sensibilização e responsabilidade ambiental também estão previstas através de ações de mobilização social, educação ambiental, capacitações e atividades escolares, contribuindo para a formação de cidadãos ativos na valorização do meio ambiente e na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável. 

O ProFranca iniciou suas atividades na temporada de verão 2020, no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Itapirubá, Imbituba (SC), sede do Projeto e do Instituto Australis, com o programa “De Férias com as Baleias”, atividades foco durante o verão. De dezembro a fevereiro foram realizadas 20 atividades com a presença de 283 participantes, incluindo crianças, adolescentes, jovens e adultos, com o objetivo de conscientizar sobre educação ambiental de forma divertida. Além do “De Férias com as Baleias”, durante o período do verão o Instituto Australis recebeu 1611 pessoas em seu Centro de Visitantes, que vieram para buscar mais conhecimento sobre o Instituto, a baleia-franca e o ambiente marinho.

“Estamos contentes com os resultados do verão e ansiosos para a temporada da baleia-franca que ocorre de julho a novembro, pois além da expectativa que sempre temos com relação a temporada, teremos novidades agora com novos recursos através do patrocínio Petrobras”, diz Karina Groch, diretora de pesquisa do Instituto e Coordenadora no ProFranca. “Uma das novidades é que esta temporada estamos oferecendo um programa de estágio remunerado, voltado a estudantes das áreas de biologia, oceanografia, veterinária e áreas afins, que desejam ampliar seus conhecimentos, além de contribuir para as ações do Projeto”. As inscrições para este programa de estágio estão abertas, e todas as informações estão disponíveis no website da instituição (www.baleiafranca.org.br). Outra novidade é a revitalização do Centro de Visitantes da instituição, que em breve terá sua exposição renovada, com informações atualizadas sobre as baleias-franca, exposição de projetos parceiros e outras novidades.

Para conhecer de perto o trabalho do Instituto e as ações do ProFranca, o Centro de Visitantes localizado no Centro Nacional de Conservação da Baleia-Franca, tem diversas atrações, como a réplica de um filhote de baleia-franca em tamanho natural, muita informação sobre as baleias-franca, além de atendimento personalizado, e uma lojinha com souvenirs para venda, cuja renda é revertida para auxiliar nas ações da instituição. Verifique os horários e dias de funcionamento, que podem se alterar de acordo com a época do ano, ou ter horários especiais. A entrada é gratuita e o Centro Nacional fica localizado na Praia de Itapirubá Norte, Imbituba.