InternetData CenterAssinante

A crise nos leva à reinvenção

*Artigo escrito por Julio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
A crise nos leva à reinvenção
Por Redação Engeplus Em 30/03/2020 às 17:06

*Artigo escrito por Julio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Todos os dias, no mundo todo, pessoas e organizações se reinventam. Por uma decisão pessoal, por uma nova filosofia de vida ou por necessidade mesmo, abandonam as práticas tradicionais por um novo modelo, mais moderno, mais eficiente ou simplesmente mais prático. Mas há mais mensagens dentro deste movimento. Partir para a reinvenção também significa aceitar que a sociedade muda e que os caminhos do aprendizado e do crescimento passam por aceitar as inovações e as mudanças.

Por razões que poderiam inspirar até mesmo os mestres da ficção científica, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina também se reinventou. A pandemia provocada pelo novo coronavírus mudou nosso modo de vida em poucos dias, mantendo-nos todos em casa, com toda a sorte de limitações para barrar um inimigo invisível e perigoso. As medidas de isolamento social esvaziaram o Palácio Barriga Verde, mas não retiraram a responsabilidade do Parlamento diante deste momento crucial da nossa história. E justamente por isso, nos reinventamos.

Na sexta-feira, dia 20 de março de 2020, pela primeira vez na história, os 40 deputados estaduais de Santa Catarina estavam juntos, mas a quilômetros de distância entre cada um. A representatividade regional foi concretamente exercida. Da “base” montada na sede da Assembleia Legislativa, todos os deputados puderam, a partir de suas casas ou escritórios, discutir e votar projetos de lei, de forma virtual, mas totalmente legítima e segura. A tecnologia permitiu que o assunto urgente pudesse passar pela análise do Poder Legislativo, permitindo a continuidade das ações do Executivo. Foi um grande esforço do corpo técnico da Assembleia Legislativa. Desde aqueles envolvidos com a logística de realização deste novo modelo de sessão até aqueles responsáveis pelo processo legislativo. Para ambos, uma novidade.

A Assembleia não poderia ficar alheia a este momento e muito menos ao necessário processo de decisão. E por isso nos reunimos, debatemos e decidimos. Permanecemos de plantão nesta fase de isolamento realizando novas sessões virtuais e voltaremos a nos encontrar em breve, presencialmente, mas sempre com disposição para outras reinvenções.

Leia mais sobre: