InternetData CenterAssinante

Líder de desenvolvimento de negócios da IBM palestrará na Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Luiz Carlos Faray de Aquino, vai falar sobre Inteligência Artificial, nesta quinta-feira
Líder de desenvolvimento de negócios da IBM palestrará na Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 05/08/2020 às 12:41

A Inteligência Artificial será o tema norteador de todas as atividades da 11ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (SCT) e para fazer o lançamento do seu maior evento institucional, a Universidade receberá o SME for Telco, Media and Entertainment Industry da IBM, Luiz Carlos Faray de Aquino. O lançamento oficial da SCT com a palestra “Inteligência Artificial muito além do hype”, ocorrerá nesta quinta-feira, dia 6, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube.

A 11ª SCT ocorrerá de maneira virtual, de 26 a 30 de outubro. O evento da próxima semana marcará também a abertura das inscrições de trabalhos aos interessados em apresentar suas pesquisas, ações de extensão, relatos de ensino ou experiência de maneira oral ou em posteres. O evento é composto por palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos e pesquisas.

Luiz Carlos Faray de Aquino possui mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, tendo atuado em companhias nacionais e internacionais como Alcatel /Nokia, Embratel e Oi. É graduado em Engenharia Elétrica, mestre em Telecomunicações e doutor em Transformação Digital. É professor e pesquisador em áreas como internet das coisas, tecnologias emergentes e do fenômeno das transformações digitais nas organizações.  

O líder de desenvolvimento de negócios para a indústria de telecomunicações da IBM vai abordar a Inteligência Artificial (IA) como algo bem próximo da realidade de cada um. A coordenadora da SCT, professora da Unesc e doutora área de Inteligência Artificial, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, explica que a pandemia acelerou o processo de IA no país e que, ao contrário do que ainda se possa imaginar, ela está muito próxima das pessoas, sendo empregada não apenas na área de computação e telecomunicações, mas utilizada em diversas outras atividades e por diferentes profissionais. “A Inteligência Artificial pode nos dar ferramentas e equipamentos para auxiliar em várias atividades nas diferentes áreas do conhecimento. Empregando-se para isso, modelos baseados no comportamento humano e dos animais. A Inteligência Artificial constitui-se em um grande avanço para a humanidade”, comenta Merisandra. 

Com o tema “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”, a programação da SCT terá o 20º Seminário de Iniciação Científica; o 12º Salão de Extensão; o 10º Salão de Ensino; o 6º Salão de Pós-Graduação; a 7ª Feira de Inovação; o 7º Talento Cultural; a 6ª Feira de Ciências; o 5º Unesc Innovation Bootcamp; o 5º Workshop de Arqueologia; o 3º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia e a Jornada Empreendedora.

Colaboração: Milena Nandi/Agência de Comunicação da Unesc