InternetData CenterAssinante

Tarefas escolares via WhatsApp em Balneário Rincão

Modelo busca efetuar levantamento de quantos alunos do município possuem acesso a internet
Tarefas escolares via WhatsApp em Balneário Rincão
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 04/04/2020 às 18:14

A prefeitura de Balneário Rincão, por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou um cadastro virtual para as famílias dos alunos matriculados na rede municipal de ensino. Com as aulas suspensas por 30 dias, para medidas necessárias de contenção ao contágio do coronavírus, a administração pretende realizar um levantamento do número de alunos que possuem acesso à internet em casa. A volta às aulas está prevista para o dia 20 de abril.

“Estamos fazendo esse cadastro para traçar o perfil dos nossos alunos. Os que tiverem acesso a internet, encaminharemos as tarefas via whatsapp ou na plataforma EAD e os que não tiver, tentaremos entregar aos pais. Sabemos que muitos dos nossos alunos são carentes, então precisamos realizar esse estudo. Tudo está sendo novo, mas estamos buscando, junto aos professores, pais e unidade escolar atender todos nossos alunos”, enfatiza a secretária de Educação, Jucilene Fernandes.

Dos quase 1,3 mil alunos matriculados, aproximadamente 500 alunos já acessaram o sistema. Enquanto os dados não são finalizados, as professoras criaram grupos de whatsapp e encaminham tarefas para os alunos, via internet, para ajudar nos estudos, além de postar no facebook da unidade escolar.

A professora Bárbara Tavares Dagostin, da escola Arroio Rincão, se mostra feliz com a participação dos pais. “Acredito que nada acontece por acaso, estou imensamente feliz em ver um vínculo forte entre escola, educação e família. Sou professora há mais de 20 anos e é a primeira vez que trabalhamos dessa maneira, via internet. Nossas atividades estão sendo bem aceitas pelos pais, e o importante é que eles estão participando do dia-a-dia do filho nas tarefas. Os pais estão tendo contato com os professores- diariamente, via whatsapp ou pelo facebook. Recebemos mensagens gratificantes e isso nos dá estimulo para continuar nesse trabalho lindo”, comemora a professora Bárbara.

A mãe da aluna Alice Rodrigues do CEI Navegando no Saber faz as tarefas com a filha e para envolver a criança, veste a pequena com o uniforme escolar. “Temos que fazer nossa parte como pais, nesse momento difícil. Os professores estão encaminhando tarefas para nossos filhos e é nossa obrigação ajudar nesse trabalho tão importante de conscientização e gratidão por esses profissionais que se dedicam pela aprendizagem dos nossos filhos”, agradece Tainara Rodrigues.

O cadastro deve ser preenchido no site da Prefeitura de Balneário Rincão: www.balneariorincao.sc.gov.br, no link: Pesquisa-Conectividade Secretaria de Educação.

Colaboração:  Franciele Fernandes/Assessoria de Comunicação de Balneário Rincão